Coordenado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o plano inclui o trabalho integrado de diversas forças estaduais. O destaque fica para a Polícia Militar (PM), que atuará com um efetivo de 600 policiais, distribuídos entre patrulhamento ostensivo, motorizado e a pé, com reforço nos dias de maior movimentação. As ações também envolvem operação nas rodovias, coordenadas pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), especialmente na AP-010.

O Corpo de Bombeiros Militar contará com 237 militares atuando na prevenção de afogamentos na área de balneário e no atendimento de urgência, emergência e primeiros socorros. No dia 25 de julho, ponto alto da festa com a tradicional encenação da batalha entre Mouros e Cristãos, será ativado um efetivo específico de 37 bombeiros para dar suporte à programação.
A Polícia Civil também atuará com um posto avançado em uma escola municipal localizada na entrada de Mazagão Velho, funcionando 24 horas por dia para registrar ocorrências e atender a população e turistas. A Delegacia de Polícia de Mazagão, no bairro Central, seguirá funcionando normalmente.
Para complementar as ações, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) fará voos táticos durante o evento, principalmente no dia 25, garantindo maior cobertura e resposta rápida em caso de necessidade.