Segundo o secretário municipal de Educação, Marcos Pantoja, o foco das formações neste semestre é voltado para estratégias de aprendizagem que atendam às avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (Sispaeap) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“As formações do Educa Macapá abrangem todo o contexto educacional do município. Nesta etapa, buscamos potencializar as práticas pedagógicas, especialmente nas turmas em que as habilidades de ler frases e ler palavras são os focos principais da matriz de avaliações estaduais e nacionais”, destacou Pantoja.
O Sispaeap acontece anualmente com alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental. Já o Saeb é realizado a cada dois anos; para o 2º ano, a aplicação é amostral, enquanto para o 5º ano os resultados impactam diretamente nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O último Ideb foi divulgado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com índice de 5,3, Macapá figura entre as três capitais que mais avançaram nos indicadores de alfabetização na idade certa.
As formações do programa Educa Macapá oferecem aos profissionais conhecimento sobre o uso de ferramentas pedagógicas para aprimorar habilidades relacionadas ao currículo escolar, planejamento de aulas, estrutura didática, desenvolvimento de conteúdo e leitura de acordo com o nível de aprendizado de cada estudante.
O programa é estruturado em cinco eixos pedagógicos: Formação, Avaliação, Acompanhamento, Material Didático (livros) e Gestão.
Cronograma de capacitações:
- 11 e 12 de agosto | 8h às 12h e 14h às 18h
Público-alvo: Professores do 1º ano do Ensino Fundamental - 13 de agosto | 8h às 12h e 14h às 18h
Público-alvo: Professores do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental - 27, 28 e 29 de agosto | 8h às 12h e 14h às 18h
Público-alvo: Professores do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental