Durante o encontro, ele destacou a importância da juventude para o fortalecimento da democracia e a defesa das instituições.
“Vocês serão fundamentais para mostrar que a política é o único caminho de transformação social”, afirmou.
A presidente da Mesa Diretora do programa, Keyla Adssa Barbosa de Oliveira, do Rio Grande do Norte, ressaltou a representatividade feminina nesta edição. “É uma honra representar não só os jovens senadores, mas também os jovens potiguares e, principalmente, as meninas, já que esta edição é marcada por uma maioria feminina [dos 27 participantes, 21 são alunas]”, declarou.
Davi Alcolumbre também lembrou que o programa registrou recorde de participação em 2025: 4,2 mil escolas inscritas e mais de 160 mil redações enviadas. Para ele, os 27 jovens terão a missão de multiplicar a mensagem de que a política é instrumento para mudar realidades e construir um país mais justo.
Os estudantes tomaram posse na segunda-feira (18), em sessão conduzida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), dando início à Semana de Vivência Legislativa, quando conhecem o funcionamento do Parlamento e apresentam projetos de lei sobre temas relevantes. Este ano, o foco é crise climática e preservação ambiental.
Sobre o programa
O Jovem Senador é uma iniciativa do Senado que oferece a estudantes do ensino médio de escolas públicas a experiência de vivenciar a prática parlamentar. Os participantes são escolhidos por meio de concurso nacional de redação, organizado em parceria com as secretarias estaduais de educação.
Os projetos elaborados durante a semana são encaminhados ao Congresso Nacional para análise. Além da vivência legislativa, cada estudante recebe um notebook como premiação.
Fonte: Agência Senado