PF e Ibama desmontam garimpo ilegal e apreendem equipamentos em Tartarugalzinho

A Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI), realizou nesta terça-feira uma operação de combate à extração ilegal de ouro no município de Tartarugalzinho, no Amapá.
Foto: PF/Divulgação
Foto: PF/Divulgação

A ação foi deflagrada após análises de geoprocessamento indicarem movimentações suspeitas na região. Durante a fiscalização, os agentes confirmaram a presença de um garimpo ilegal no subsolo e promoveram a inutilização de 34 motores e trituradores usados na atividade.

Também foram apreendidos grande quantidade de mercúrio — substância proibida e altamente tóxica — e um veículo supostamente utilizado na operação criminosa.

A Polícia Federal informou que as investigações continuam para identificar os responsáveis pelo garimpo e apurar os crimes ambientais e de usurpação de bens da União. Caso condenados, os envolvidos poderão pegar até 12 anos de prisão, além do pagamento de multa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.