Entre os principais resultados da semana, estão a formalização de parcerias com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o lançamento do projeto Solo Fértil, viabilizado por meio de emenda parlamentar. A cooperação com a Embrapa visa fortalecer a pesquisa agropecuária no estado, com o uso compartilhado de laboratórios e oportunidades de estágio para estudantes da Ueap.
“Firmamos um termo de cooperação técnica para pesquisa e estágios. Podemos utilizar alguns laboratórios da Embrapa. Já temos pesquisas que começam imediatamente, como o projeto que utilizará o Laboratório de Solos para testar um produto de correção do solo destinado ao cultivo”, explicou a professora Marlene Vieira, chefe da Unidade de Interiorização da Ueap.

O projeto Solo Fértil, apoiado pela deputada estadual Dayse Marques (Solidariedade), tem como objetivo levar tecnologia e extensão rural aos agricultores dos municípios do Território dos Lagos: Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho.
“Em conversa com a professora Marlene, garantimos a alocação do recurso para o programa e, junto ao senador Davi Alcolumbre (União), estamos viabilizando recursos para ampliar o Campus Território dos Lagos”, destacou a deputada.
A vice-reitora da universidade, Marcela Videira, ressaltou a importância dos investimentos para o campus interiorano.
“O CTL precisa de uma nova estrutura para comportar mais laboratórios e espaço para experimentação de técnicas rurais. Apresentamos um projeto de expansão do campus, que vem sendo muito bem acolhido pelos parlamentares”, afirmou.
A Seagro reforçou a relevância da ciência aplicada ao campo e o papel da Ueap no desenvolvimento agrícola da região, promovendo integração entre ensino, pesquisa e extensão rural.





