Prefeitura de Macapá inaugura primeira Unidade Distrital de Urgência e Emergência 24h em São Joaquim do Pacuí

A Prefeitura de Macapá entregou, nesta terça-feira (30), a 1ª Unidade Distrital de Urgência e Emergência 24 horas do município, localizada na comunidade de São Joaquim do Pacuí. O novo equipamento de saúde foi completamente reformado e ampliado, passando a oferecer atendimento contínuo de urgência e emergência, fortalecendo a rede municipal e garantindo assistência mais rápida e resolutiva à população da zona rural.
Foto: Júnior Dantas/PMM
Foto: Júnior Dantas/PMM

A unidade, denominada UBS Edna Maria de Lima Ramos, é a 37ª entregue pela gestão municipal desde 2021, reforçando os investimentos na descentralização dos serviços de saúde e na ampliação do acesso ao atendimento público. O espaço beneficiará diretamente moradores das comunidades de São Joaquim, Corre Água, Vai Quem Quer, Ponta Grossa, Liberdade, Santa Luzia do Pacuí e também do arquipélago do Bailique.

Com 353,15 metros quadrados de área construída, a estrutura foi preparada para atender demandas de média complexidade. O prédio conta com área para embarque e desembarque de ambulâncias, consultórios, sala de observação, sala vermelha, sala de enfermagem, sala de sutura, sala de injetáveis, sala de vacina, farmácia, triagem, Serviço de Arquivamento Médico (Same), guarda-macas, repouso médico, além de áreas administrativas, copa, área de serviço e banheiros acessíveis. O investimento total na obra foi de R$ 284.898,64, com recursos exclusivos do Tesouro Municipal.

Foto: Júnior Dantas/PMM
Foto: Júnior Dantas/PMM

Durante a cerimônia, a Prefeitura de Macapá também assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Cutias do Araguari, que permitirá o encaminhamento e atendimento de pacientes daquele município na rede municipal de saúde de Macapá, especialmente nos serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito Dr. Furlan destacou que a iniciativa fortalece a regionalização do SUS e amplia o acesso à saúde para populações mais distantes. Segundo ele, o acordo representa um avanço na garantia de um atendimento mais humanizado, eficiente e digno, reafirmando o compromisso da gestão com a vida e com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde pública.

“Hoje não estamos apenas formalizando a assinatura de um termo, estamos reafirmando o compromisso com a vida. Estamos fortalecendo o SUS, garantindo que ele seja universal, que chegue a quem mais precisa, especialmente às populações que vivem em áreas mais distantes. Esse acordo representa cuidado, dignidade e respeito com as pessoas, além de assegurar um atendimento em saúde mais humanizado, resolutivo e de qualidade para todos”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.