O Carnaval amapaense oficialmente inicia na noite desta sexta-feira, 09, com um grande aparato de segurança pública que o Governo do Amapá (@governoamapa) garante ser suficiente para que seja o “Carnaval da paz”, segundo anunciou.
O plano operacional levará um contingente de mais de 2 mil agentes das forças de segurança e proteção para todo o estado durante o período carnavalesco, o que não comprometerá os esquemas de vigilância na capital e em outros municípios, segundo a Secretaria de Justiça e Segurança, pois os servidores que atuarão no Carnaval estarão em regime de folga.
Ficará a cargo da Polícia Militar realizar patrulhas a pé e motorizadas, atuando de forma preventiva e ostensiva, com o apoio de uma unidade móvel de monitoramento e, idem, realizar barreiras em ruas e rodovias. A Polícia Civil reforçará as centrais de flagrantes contribuindo com a fluidez dos processos como os boletins de ocorrência.
Ao Corpo de Bombeiros (@cbmap) caberá o atendimento de primeiros-socorros, além da observância a respeito de potenciais incêndios ou quaisquer riscos à vida. Grupo Tático Aéreo – GTA (@gta__ap) e Polícia Científica – Politec completam o esquema de proteção carnavalesco. O Governo do Amapá ainda informou que equipamentos tecnológicos como drones auxiliarão a defesa social do estado através de videomonitoramento.