15 de julho de 2024

É carnaval! É festa! É descanso! É respeito! – por Patrícia Ferraz

Cada Cicatriz um Testemunho - por Patrícia Ferraz
Cada Cicatriz um Testemunho | É carnaval! É festa! É descanso! É respeito! – por Patrícia Ferraz
Cada Cicatriz um Testemunho | É carnaval! É festa! É descanso! É respeito! – por Patrícia Ferraz

O Brasil, país do futebol, do samba, do carnaval!
O Brasil do povo acolhedor, da boa comida, este é o nosso Brasil!
O Brasil dos feriados, das comemorações, dos abraços, dos beijos e das desigualdades, das belezas naturais da Amazônia, do Rio de janeiro, do Amapá, este é o nosso Brasil!

Amapá, o meio do mundo! De gente bonita, de boas festas e da satisfação por termos o Carnaval, o samba, a alegria na Linha do Equador, a geração de emprego, renda, descontração e amor. Amor pela cultura, pelas nossas tradições, pelo gingado, pela dança, pelo povo. Amor pelas escolas de samba! E como gostamos de ver O Piratão, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela e tantas outras levando brilho, luz, suor, garra para contagiar a galera na passarela do samba.

O carnaval é tempo sem preconceito, sem discriminação, onde as mulheres podem extravasar sua alegria sem o medo do julgamento, dançar e mostrar o remelexo através de sua sensualidade única. Onde os desejos vão além dos corpos, pois ali a nudez parcial figura como personagem de uma cultura nossa, onde se admira com respeito, valorizando cada sacrifício para conseguir o gingado e suas vestes carnavalescas deslumbrantes. E quanto menos fantasia, mais se admira, como na Grécia antiga onde os artistas esculpiam corpos para a admiração respeitosa.

Voltamos no tempo, tempo de respeito e admiração, onde “não é não”, onde admirar e respeitar são atitudes dignas dos seres humanos que realmente sabem quem são, pois quem se conhece e se valoriza sabe olhar para o outro e ver sua beleza, mesmo que para os olhos de muitos seja um “defeito”. Cada pessoa possui seus traços peculiares e o que importa não é agradar o outro, é ser feliz consigo. O Carnaval é isso, sentir a alegria de quem cruza a passarela do samba com seu corpo, suas fantasias, sua majestade, contagiando os expectadores.

Curta o Carnaval, admire, respeite, elogie!

Quem vê o Amapá, vê hoje muito mais, vê a alegria contagiando e transbordado, vê o povo sorrindo, mesmo que em meio a tantas dificuldades, vê brilho, vê luz nos olhos, vê esperança.

Como eu amo o Amapá!! Viva o Carnaval!!!

Cada Cicatriz um Testemunho – por Patrícia Ferraz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.