Março de 2026 é a data marcada pelo Governo do Amapá para a inauguração, segundo o governador Clécio Luís, da maior obra da história do estado, o novo Hospital de Emergências. O anúncio do início oficial das obras foi feito na manhã desta segunda-feira (18).
Com investimento de R$ 129 milhões – emendas federais articuladas pelo senador Davi Alcolumbre, mais contrapartidas do Estado – o novo HE já está sendo construído em uma área de 15 mil metros quadrados, atrás do atual HE. O terreno antes era ocupado há décadas por residências para oficiais do Exército Brasileiro.
A cessão da área ao Governo do Amapá foi oficializada em maio de 2022 pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU). O senador Davi Alcolumbre já havia intermediado, junto ao Ministério da Defesa, para a doação da área ao GEA. O então governador do Amapá e hoje Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, também teve participação junto a Alcolumbre para a liberação da área.
Foram mais de 50 anos de Oswaldo Cruz, entre o Pronto Socorro, como era inicialmente denominado e o atual Hospital de Emergências. Entre reparos paliativos, crises administrativas, superlotação e infraestrutura muitas vezes insuficiente para atender a população que cada vez mais se avoluma.
O novo Hospital de Emergências será configurado como hospital de grande porte pelo Ministério da Saúde (MS). Estima-se que a sua capacidade será superior em 150% no atendimento em relação ao atual HE. O prédio terá cinco andares, 212 leitos, uma infraestrutura moderna que será composta, entre outros, por centros cirúrgicos de múltiplas especialidades, central de diagnóstico de imagem e um inédito heliponto.
A expectativa do GEA é qualificar o atendimento às pessoas com o novo hospital de especialidades que será um dos maiores da região norte. O povo, os profissionais do SUS e Oswaldo Cruz, referência em medicina de diversas especialidades como a imunização, agradecem.