25 de julho de 2024

Uma das Sete Maravilhas do Brasil, Fortaleza de São José de Macapá completa 242 anos

A maior e mais preservada fortificação militar da América Latina ganhará programação especial neste dia 19.
Fortaleza de São José de Macapá | Foto: Secom/GEA
Fortaleza de São José de Macapá | Foto: Secom/GEA

Macapá é a capital não somente do Amapá, mas também do majestoso rio-mar Amazonas, a única capital que ele banha. Uma força da natureza que margeia poeticamente a maior e mais preservada fortaleza da América Latina, a Fortaleza de São José de Macapá, que está a completar 242 anos neste dia 19, também de São José, o padroeiro do Amapá.

Tombada como Patrimônio Cultural Brasileiro em 1950, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a fortaleza também é coroada com o título de uma das Sete Maravilhas do Brasil, escolhida em 2008 pela Revista Caras e o banco HSBC.

Antes mesmo do começo da construção da fortaleza, em 1764, na então Vila de São José de Macapá, já havia um diálogo sobre como a Coroa Portuguesa, preocupada sobremaneira com mais uma de suas colônias, a protegeria contra possíveis invasões.

Foto: Divulgação Folha de São Paulo
Foto: Divulgação Folha de São Paulo

Então, por 18 anos, tempo que durou a construção do forte, foi surgindo, às margens do Rio Amazonas, o que é hoje a fortificação de tantos títulos institucionais de patrimônio honrosos e reconhecimentos. 242 anos depois, alguns de seus canhões continuam direcionados ao Rio Amazonas, sem nunca uma bala ter sido disparada.

À época, não houve invasão, nem disparos, muito menos vidas perdidas. E dois séculos, quarenta anos e dois dias depois, a única invasão à Fortaleza de São José de Macapá é a de amapaenses e turistas apontando para o Rio Amazonas os seus smartphones.

Acompanhe, abaixo, a programação de celebração dos 242 anos da Fortaleza de São José de Macapá:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.