15 de julho de 2024

GEA oficializa início das obras do novo Hospital de Emergências

Com mais de 200 leitos e um inédito heliponto, Governo do Amapá estima entrega do novo HE, maior obra do estado, em dois anos.
Governador Clécio Luís oficializa início das obras do novo HE. Foto: Gabriel Maciel/GEA
Governador Clécio Luís oficializa início das obras do novo HE. Foto: Gabriel Maciel/GEA

Março de 2026 é a data marcada pelo Governo do Amapá para a inauguração, segundo o governador Clécio Luís, da maior obra da história do estado, o novo Hospital de Emergências. O anúncio do início oficial das obras foi feito na manhã desta segunda-feira (18).

Com investimento de R$ 129 milhões – emendas federais articuladas pelo senador Davi Alcolumbre, mais contrapartidas do Estado – o novo HE já está sendo construído em uma área de 15 mil metros quadrados, atrás do atual HE. O terreno antes era ocupado há décadas por residências para oficiais do Exército Brasileiro.

A cessão da área ao Governo do Amapá foi oficializada em maio de 2022 pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU). O senador Davi Alcolumbre já havia intermediado, junto ao Ministério da Defesa, para a doação da área ao GEA. O então governador do Amapá e hoje Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, também teve participação junto a Alcolumbre para a liberação da área.

Foram mais de 50 anos de Oswaldo Cruz, entre o Pronto Socorro, como era inicialmente denominado e o atual Hospital de Emergências. Entre reparos paliativos, crises administrativas, superlotação e infraestrutura muitas vezes insuficiente para atender a população que cada vez mais se avoluma.

O novo Hospital de Emergências será configurado como hospital de grande porte pelo Ministério da Saúde (MS). Estima-se que a sua capacidade será superior em 150% no atendimento em relação ao atual HE. O prédio terá cinco andares, 212 leitos, uma infraestrutura moderna que será composta, entre outros, por centros cirúrgicos de múltiplas especialidades, central de diagnóstico de imagem e um inédito heliponto.

A expectativa do GEA é qualificar o atendimento às pessoas com o novo hospital de especialidades que será um dos maiores da região norte. O povo, os profissionais do SUS e Oswaldo Cruz, referência em medicina de diversas especialidades como a imunização, agradecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.