Com o tema “Práticas inclusivas na Educação Infantil“, o evento aconteceu em uma faculdade na área central de Macapá e contou com a participação de 416 professores da rede municipal. A formação incluiu oficinas sobre construção de tecnologias assistivas, rotina de alunos com deficiência, anamnese e Plano Educacional Individualizado (PEI).
Goreth Pereira, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Creche Marinei Uchôa, destacou que atende 12 alunos da educação especial, cada um com um perfil único, o que torna as formações essenciais para desenvolver metodologias adaptadas às necessidades específicas de cada criança. “O mais importante dessa formação é o conhecimento adquirido. Também é o momento de debater dificuldades encontradas em sala de aula e buscar soluções através da troca de experiências”, ressaltou.
Madson Millor, secretário de Educação de Macapá, enfatizou a relevância da temática abordada e os desafios da inclusão no ambiente escolar. “Participar de momentos como esse, discutir tecnologias assistivas e boas práticas para a rotina das crianças com deficiência, é essencial. Vivenciamos esses desafios ao visitar nossas escolas e estamos estreitando laços com instituições parceiras para alcançar melhorias e soluções“, afirmou.
Programa Criança Alfabetizada
Gerenciado pela SEMED, o Programa Criança Alfabetizada foi instituído pela Lei 2.448 de 2 de dezembro de 2019 e integra o Regime de Colaboração da Educação do Estado do Amapá com os municípios aderentes ao Colabora Amapá Educação. O programa visa apoiar técnica, financeira e pedagogicamente os municípios, ampliando as oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil e na fase inicial da alfabetização, garantindo a equidade e melhoria da qualidade do ensino.