Tecnologia, serviço de inteligência e efetivo policial altamente preparado garantem tranquilidade na abertura da 53ª Expofeira

A cavalgada, o cortejo cultural e o show nacional de Bruno e Marrone marcaram a abertura da 53ª edição da Expofeira do Amapá, nesta quinta-feira, 29, no Parque de Exposições da Fazendinha.
Foto: Nayana Magalhães/GEA
Foto: Nayana Magalhães/GEA

Nenhuma ocorrência grave foi registrada no primeiro dia de programação da maior feira de negócios e entretenimento da Amazônia.

Mais de 5 mil agentes das polícias Civil, Militar, Penal, Científica e do Corpo de Bombeiros atuam no evento, com uma média diária de 515 integrantes das forças de segurança no parque, realizando policiamento aéreo, a pé e veicular, atividades periciais, de socorro e resgate, além do serviço de inteligência.

O esquema de segurança também conta com um sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial, composto por 11 câmeras com movimento de 360 graus e mais 10 fixas, além de drones para patrulhamento e controle de tráfego. Todas as informações são processadas em tempo real no Centro Integrado de Comando e Controle da Segurança Pública, montado no local do evento.

Os equipamentos operam com dados em tempo real, repassados imediatamente aos agentes de segurança, incluindo informações sobre possíveis infratores, foragidos da Justiça e apenados que utilizam tornozeleira eletrônica fora do horário estabelecido pela Lei.

Foto: Nayana Magalhães/GEA
Foto: Nayana Magalhães/GEA

Fizemos um planejamento muito semelhante ao plano de segurança pública do ano passado, só que mais aprimorado. Uma das principais melhorias é no aparato tecnológico. A central de monitoramento está bem maior, dobramos o número de câmeras de alta resolução, com qualidade mais nítida para o reconhecimento facial nas entradas e no ambiente interno da Expofeira, o que nos ajuda no monitoramento das pessoas que estejam com alguma restrição, como tornozeleiras eletrônicas. As famílias podem vir com tranquilidade e retornar para casa com segurança. Fechamos o primeiro dia sem ocorrências graves“, enfatizou o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, José Neto.

Outra estratégia do esquema de segurança é o trabalho dos policiais à paisana entre os visitantes, que acompanham e observam a movimentação das pessoas, para que, em caso de qualquer tumulto, possam se antecipar às situações e acionar as equipes operacionais para agirem de forma eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.