Estudantes de escolas municipais em áreas rurais participaram do Desfile Cívico de 7 de Setembro

Neste sábado, 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil, alunos das escolas municipais dos distritos de Santa Luzia do Pacuí, Tracajatuba I e São Joaquim do Pacuí marcaram presença no Desfile Cívico 2024 intitulado "Macapá canta: o jeito de ser do povo daqui!".
Fotos: Bruna Pinheiro/PMM
Fotos: Bruna Pinheiro/PMM

O tema busca enaltecer a valorização da cultura e identidade da capital, com destaque para a música local e suas diversas expressões.

Mantendo uma tradição de seis décadas, a celebração ocorreu em Tracajatuba I, a 140 quilômetros de Macapá, na via principal da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Erídio Rocha, e contou com cerca de 500 participantes, incluindo alunos, educadores e moradores da região.

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), organizou o evento, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Guarda Municipal, Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMAC) e Instituto Federal do Amapá (IFAP), que cedeu a “Banda do IFAP“, formada por estudantes do ensino médio e técnico.

Manoel dos Santos,  coordenador do Desfile  na comunidade. | Fotos: Bruna Pinheiro/PMM
Manoel dos Santos, coordenador do Desfile na comunidade. | Foto: Bruna Pinheiro/PMMFotos: Bruna Pinheiro/PMM

Para Manoel dos Santos, de 53 anos, coordenador do projeto, o evento tem grande significado para a comunidade. “Toda a população da região do Pacuí se reúne aqui em Tracajatuba para celebrar a Semana da Pátria. São dois dias de festividades. É uma tradição local e um momento de integração entre crianças, famílias e profissionais envolvidos”, ressaltou o coordenador.

Aldinéia Palmeirim e sua filha Lívia Nicolly | Fotos: Bruna Pinheiro/PMM
Aldinéia Palmeirim e sua filha Lívia Nicolly | Foto: Bruna Pinheiro/PMM

Aldinéia Palmeirim, mãe de Lívia Nicolly, de 6 anos, estudante da EMEF Campina de São Benedito, mencionou que sua filha estava empolgada para participar do desfile.

Nicolly adora assistir à apresentação da banda e cantar o hino de Macapá e o da Bandeira. É uma oportunidade de vermos nossos filhos interagindo com os colegas e aprendendo um pouco mais sobre a cultura através das músicas e das apresentações dos pelotões”, comentou a mãe.

Foto: Bruna Pinheiro/PMM
Foto: Bruna Pinheiro/PMM

O secretário de Educação de Macapá, Madson Millor, frisou a relevância dos desfiles cívicos nas escolas rurais. “É papel da Educação disseminar a compreensão geral do valor da independência do país. E realizar o Desfile Cívico nos distritos de Macapá é uma forma de oportunizar que nossas crianças possam viver esse momento de cidadania e amor pela Pátria”, destacou o secretário.

Escolas participantes:

  • ⁠EMEF Maria Eugênia
  • ⁠EMEF Aurino Ramos
  • ⁠EMEF Liberdade
  • ⁠EMEF Benedita Neves ⁠EMEF Sebastião Rocha
  • ⁠EMEF Pratinha
  • ⁠EMEF Erídio Rocha
  • ⁠EMEF Campina de São Benedito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.