As festividades começam às 7h com a apresentação da banda da Guarda Civil Municipal, discursos de autoridades e show em voz e violão com Nivito Guedes, encerrando a cerimônia de abertura às 11h.
No período da tarde, das 12h às 16h, a programação na área interna do Mercado contará com a promoção “Peixe frito com Açaí“, exposição de fotos antigas e apresentações de Talita Soares & Deko dos Teclados, além de Bruno Show.
À noite, das 18h à meia-noite, uma edição especial do Samba no Mercado trará os grupos Entre Amigos, Nosso Skema e Os Moreiras, com o DJ Diogo Tech animando o evento. O espaço também contará com praça de alimentação e a participação de empreendedores locais.
A iniciativa é da Prefeitura de Macapá, realizada pelo Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) e a Fundação Municipal de Cultura (FUMCULT).
O Mercado Central mantém suas tradições na venda de alimentos e produtos, sendo um ponto de encontro para amigos e famílias. Ele é também um marco histórico, reconhecido por seu papel na expansão do comércio no estado.
História
Inaugurado em 13 de setembro de 1953, no mesmo dia da criação do Ex-Território Federal do Amapá, pelo governador Janary Nunes e o prefeito Claudomiro de Moraes, o Mercado Central fica estrategicamente localizado em frente à Fortaleza de São José. Nos anos 50, o local era utilizado para embarque e desembarque de mercadorias. Atualmente, é um dos principais pontos turísticos de Macapá.