Dos 22 quilômetros de extensão total, 17 já foram asfaltados. Nos 6 quilômetros restantes, a Secretaria de Estado de Transportes (SETRAP) realiza serviços de drenagem, terraplanagem e a construção de duas pontes de concreto armado sobre o Igarapé do Garimpo e o Rio Gurupora.
“Com a chegada do verão amazônico nós intensificamos ainda mais os serviços de terraplenagem que já estão quase concluídos, para assim iniciar a capa asfáltica para entregar a rodovia 100% asfaltada, e avançar para as etapas de acabamentos que consistem em sinalização, meio fio, iluminação, entre outros serviços“, explicou o secretário de Transportes, Marcos Jucá.
A expectativa é que todos os 22 quilômetros da rodovia, que leva o nome de “Salomão Alcolumbre“, estejam concluídos até o final de 2024.
As obras, que começaram em 2013 e foram interrompidas em 2017 devido à descoberta de um sítio arqueológico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foram retomadas em 2022. O projeto conta com mais de R$ 380 milhões em recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com articulação do senador Davi Alcolumbre, e contrapartida do governo estadual.