O Macapá Hotel será totalmente requalificado, com novas estruturas voltadas para o trabalho cooperativo (coworking), laboratórios, salas de reunião e auditórios. Essas instalações oferecerão ambientes ideais para capacitações, eventos de ideação, encontros entre empresas e investidores (pitch day) e mentorias, promovendo a cultura inovadora na região.
“Essa obra é muito importante, porque restaura, revitaliza e dá uma nova destinação para o Macapá Hotel. Uma parte mais antiga será o Hub de Inovação, que vai ser um hotel para startups, empresas de tecnologia, de inovação. E na outra área, mais atrás, nós iremos construir um prédio moderno para hospedar pessoas, seguindo todos os parâmetros atuais de hotelaria. Estamos iniciando um processo híbrido que, ao mesmo tempo, é de resgate, mas também aponta para o futuro“, afirmou Clécio Luís.
O Hub de Inovação integra o complexo turístico que se estende pela orla da cidade e inclui marcos importantes em processo de restauração, como a Rádio Difusora, a Residência Oficial e a Fortaleza de São José de Macapá. O objetivo é criar um ambiente inovador que reduza barreiras de integração e aumente a competitividade das empresas locais.
“Investir em inovação é investir no desenvolvimento do estado, por isso, o Governo do Amapá está tratando como prioridade a construção deste hub, que será um verdadeiro complexo com estruturas modernas e adequadas para contribuir com a realização de pesquisas, estudos, empresas e negócios, em qualquer estágio que estejam”, destacou o secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Andrade.
David Covre, secretário de Infraestrutura, reforçou que o prédio passará por uma reforma completa.
“Vamos vai resgatar alguns elementos históricos do antigo Macapá Hotel. Hoje, efetivamente, iniciamos as obras para requalificar completamente o prédio, que vai receber telhado novo, parte elétrica toda nova, instalações hidro-sanitárias, esquadrias e piso. Com a restruturação dessa área, o povo amapaense vai poder usufruir de novo desse prédio”, frisou.
Para a comunidade Tucuju Valley, uma organização fundada para estimular a criação de startups milionárias no estado, ter um espaço voltado exclusivamente para o fortalecimento do setor de inovação é um divisor de águas e vai elevar o Amapá a outro nível sobre a cultura inovadora.
“É um momento histórico, porque lançamos a pedra fundamental das obras do nosso Hub de Inovação. Desde que a comunidade surgiu a gente sonhava com esse momento e agora tudo começa a se concretizar. Com isso, a gente dá mais um passo importante para nos transformarmos no estado mais inovador da Amazônia, pois, atualmente, já exportamos inovação para o restante do Brasil e do mundo. Mas com o novo espaço, esse potencial será ainda maior”, celebrou Lindomar Góes, membro da Tucuju Valley.
A previsão é que o projeto seja entregue em 2025.