O levantamento ouviu 150 comerciantes e indicou que fatores como o pagamento do décimo terceiro salário e datas comemorativas como Halloween, Black Friday e Natal são elementos chave para impulsionar o consumo no período.
Segundo a gerente executiva do Instituto Fecomércio, Beatriz, o apelo emocional dessas datas, juntamente com os recursos extras injetados na economia, favorece o comércio local. “As decorações temáticas e o forte movimento no comércio eletrônico também atraem os consumidores para as compras,” acrescentou.
Contratações temporárias
A pesquisa apontou que 47% dos empresários pretendem realizar contratações temporárias, enquanto 52% planejam manter o quadro atual de funcionários. Entre aqueles que contratarão, 72% disseram que vão admitir de 1 a 5 pessoas, 15% afirmaram que irão contratar de 6 a 10 colaboradores, e 8% revelaram contratar de 11 a 15 pessoas.
Investimentos
Sobre os investimentos planejados para impulsionar as vendas de fim de ano, 60% dos comerciantes entrevistados indicaram que farão algum tipo de investimento, destacando divulgação e propaganda (58%), introdução de nova linha de produtos (46%) e reforma ou modernização das instalações (39%).
Principais dificuldades
Os empresários também listaram os desafios para o período. A instabilidade econômica (58%), a alta carga tributária (49%) e o custo das mercadorias (46%) foram apontados como os maiores obstáculos esperados para o fim de ano, seguidos pelo endividamento do consumidor (36%) e a falta de mão-de-obra qualificada (26%).