Ação Humanitária envia 120 mil litros de água potável para Vila do Sucuriju

Na quinta-feira, 7, o Governo do Estado realizou uma ação humanitária para apoiar mais de 100 famílias na Vila do Sucuriju, no município de Amapá, enviando uma embarcação com aproximadamente 120 mil litros de água potável, 115 kits de alimentos e 2,3 mil litros de água mineral. A medida visa amenizar os impactos da intensa estiagem e da salinização do rio, que prejudicam o acesso à água potável na região.
Foto: Márcia do Carmo/GEA
Foto: Márcia do Carmo/GEA

A ação é coordenada pela Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado de Ação Social (Seas) e Companhia de Água e Esgoto (Caesa), e seguirá até terça-feira, 12. Cerca de 30 servidores, incluindo militares e civis, estão mobilizados para garantir a distribuição dos suprimentos às famílias afetadas.

“Diante da crise hídrica provocada pela estiagem e pela salinização, enviamos água potável, kits de alimentos e água mineral para aliviar as dificuldades que esses moradores enfrentam”, declarou o secretário de Assistência Social, Hugo Paranhos.

Além da Vila do Sucuriju, a ação estende-se à comunidade de Vila Progresso, no arquipélago do Bailique, que receberá 10 mil litros de água potável. Essa região também enfrenta desafios com o acesso à água devido à seca e à salinização, um fenômeno que ocorre quando o avanço do oceano sobre os rios torna a água imprópria para o consumo humano.

Vila do Sucuriju

Localizada na Foz do rio Amazonas, a Vila do Sucuriju vivencia anualmente problemas de abastecimento no segundo semestre, causados pela salinização dos rios e pela seca, que dificultam a coleta e o armazenamento de água potável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.