A ação é coordenada pela Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado de Ação Social (Seas) e Companhia de Água e Esgoto (Caesa), e seguirá até terça-feira, 12. Cerca de 30 servidores, incluindo militares e civis, estão mobilizados para garantir a distribuição dos suprimentos às famílias afetadas.
“Diante da crise hídrica provocada pela estiagem e pela salinização, enviamos água potável, kits de alimentos e água mineral para aliviar as dificuldades que esses moradores enfrentam”, declarou o secretário de Assistência Social, Hugo Paranhos.
Além da Vila do Sucuriju, a ação estende-se à comunidade de Vila Progresso, no arquipélago do Bailique, que receberá 10 mil litros de água potável. Essa região também enfrenta desafios com o acesso à água devido à seca e à salinização, um fenômeno que ocorre quando o avanço do oceano sobre os rios torna a água imprópria para o consumo humano.
Vila do Sucuriju
Localizada na Foz do rio Amazonas, a Vila do Sucuriju vivencia anualmente problemas de abastecimento no segundo semestre, causados pela salinização dos rios e pela seca, que dificultam a coleta e o armazenamento de água potável.