Com um índice de 97,15% de aprovação em 2024, o Amapá avançou para a 5ª posição no ranking nacional, superando a pontuação de 95,05% obtida no ano anterior. A avaliação considera critérios como acessibilidade a informações sobre receitas, despesas, obras, licitações, emendas parlamentares e dados de áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública.
O governador Clécio Luís destacou a importância do reconhecimento: “Essa certificação nos deixa felizes e motivados a trabalhar ainda mais, pois carrega uma série de significados, mas, acima de tudo, reforça que a transparência deve ser um valor no governo, assim como a prestação de um serviço de qualidade. Essa conquista só foi possível graças ao trabalho de uma equipe comprometida, à qual dedico e parabenizo por este Selo Diamante”.
A média estadual foi de 81%, incluindo instituições como o Ministério Público, o Tribunal de Contas, a Assembleia Legislativa e a Defensoria Pública. Nacionalmente, o percentual médio entre os 7 mil entes avaliados foi de 63,94%, demonstrando o desempenho acima da média do Amapá.
O Selo Diamante é concedido a órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que atingem os mais altos padrões de transparência na divulgação de informações públicas por meio de seus portais. Com a conquista, o Amapá reafirma sua posição de destaque e referência nacional em governança transparente.