A programação, organizada pelos Governos do Estado e Federal em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), será realizada das 8h às 18h, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal do Amapá (Unifap), no bairro Universidade.
O encontro binacional tem como objetivo fortalecer a cooperação científica entre Brasil e França, promovendo o intercâmbio entre instituições de ensino superior e pesquisa da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa.
“Nossa fronteira com o território ultramarino francês faz da região uma confluência de culturas e de desafios comuns, que exigem soluções conjuntas. A interação entre pesquisadores dos dois países mostra o real interesse em construir pautas que beneficiem ambos os lados”, destacou o diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva.
O seminário terá como foco a discussão de temas estratégicos, com ênfase na saúde em áreas de fronteira e na biodiversidade amazônica, abordando aspectos relacionados a florestas, rios, águas interiores e zonas costeiras.
“Estamos fortalecendo os laços de cooperação entre Brasil e França e construindo pautas estratégicas que poderão ser levadas à COP30. Essa será uma oportunidade para mostrar ao mundo a produção científica que nasce em nossa região”, completou Silva.
A programação contará com palestras, mesas-redondas e apresentações de pôsteres científicos, valorizando as cooperações já existentes e estimulando novas parcerias entre os dois países, com atenção especial à região das Guianas.