Foram promovidas atividades preventivas, incluindo palestras educativas em escolas, centros comunitários e visitas residenciais. Nos dois primeiros ciclos, somaram-se 159 ações.
Desde 1º de agosto, o CBM opera em 11 bases localizadas em pontos estratégicos do interior do estado, realizando trabalhos preventivos e operacionais para intensificar o combate às queimadas.
“Estamos executando mais de 230 atividades, que abrangem prevenção em escolas, conscientização da comunidade local e combate aos incêndios florestais. A receptividade da população e das crianças nos ciclos iniciais tem sido excelente, algo essencial, pois, a partir de setembro e outubro, há um aumento significativo nos focos de queimadas. Com essas ações, atingimos cerca de 4.189 pessoas”, afirmou o capitão Leandro Dias, coordenador da operação.
Na quarta-feira, 21, teve início o 3º ciclo das ações.
Amapá Verde
A operação é um conjunto de medidas desenvolvidas pelo Governo do Estado para prevenir e combater crimes ambientais e incêndios em vegetação durante o período de estiagem. A ação, agora em sua 7ª edição, integra a Operação ”Protetor dos Biomas” do Governo Federal.
A frente operacional, com 730 membros da corporação, é dividida em 13 ciclos de 10 dias, com cinco militares por equipe. As operações acontecem em municípios como Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Oiapoque, Ferreira Gomes, Tartarugal Grande, Tartarugalzinho, Cutias, Itaubal, Amapá, Pedra Branca do Amapari e Calçoene, onde os militares foram alocados com viaturas e equipamentos.
Este ano, o CBM utiliza, pela primeira vez, sopradores costais, ferramentas eficazes no combate aos incêndios.