Mesmo em Brasília, cumprindo agenda institucional como presidente do Congresso Nacional, Alcolumbre acompanhou a visita à distância e conversou por telefone com o governador Clécio, reforçando a importância da parceria entre o estado e o Hospital de Amor para garantir atendimentos gratuitos e de qualidade à população.
A obra, que está na fase final de conclusão, é considerada um marco histórico para a saúde pública do Amapá. “Estamos cada vez mais perto de inaugurar um centro que será revolucionário para o tratamento e prevenção do câncer no estado. Estamos falando de dar às famílias expectativas de vida e de cura. Para mim, é uma emoção muito grande fazer parte de um projeto tão bonito e especial como esse para o nosso povo”, destacou o senador.

Durante a visita, Henrique Prata manifestou interesse em firmar parceria com o Governo do Estado. Segundo ele, com a estrutura do novo centro e o apoio do Hospital de Amor, será possível garantir 80% do tratamento oncológico no Amapá, com prevenção, diagnóstico, quimioterapia e radioterapia. “Os outros 20% nós levamos para São Paulo, onde contamos com recursos como cirurgia robótica, tecnologia ainda inacessível ao estado devido ao alto custo”, explicou.
O governador Clécio Luís informou que o Centro de Radioterapia está em fase de testes dos equipamentos. “Com a saúde como prioridade absoluta, o Governo do Amapá torna realidade mais essa obra estruturante aguardada há décadas”, ressaltou.
O prédio onde funcionará a unidade foi construído em parceria com o Ministério da Saúde, com recursos de emendas parlamentares do senador Davi Alcolumbre. Para o presidente do Senado, a iniciativa permitirá ao estado oferecer, pela primeira vez, um tratamento oncológico digno, gratuito e acessível. “Estamos falando de vidas. De garantir um tratamento humano e eficaz para quem mais precisa”, finalizou.