A agenda dela começa às 9h, no Ginásio Avertino Ramos, onde fará uma troca de experiências com os times de basquete feminino do quilombo, o master do Amapá, da Associação dos Basqueteiros do Amapá (ABAP), e um time formado por crianças.
Embaixadora da Cbdel e Wesco, entidades de eSports no Brasil e no mundo, Marta é dona de duas medalhas em Jogos Olímpicos e três em Jogos Pan-Americanos.
“Será uma honra receber uma campeã brasileira no Amapá e promover o Basquete, um esporte que tem vocação no nosso Estado”, disse Randolfe Rodrigues.
A atleta também vai participar do ‘Amapá Summit Gamer’, um evento que discutirá cultura, esporte e tecnologia, nos dias 27 e 28.
Perfil
Nascida na Freguesia do Ó, Marta iniciou sua carreira no Clube Hebraica em 1978. Defendeu a seleção brasileira e clubes nacionais e internacionais por 24 anos, tendo sua última partida em 2000, na disputa da medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney, Austrália.
Em 2007, fundou o Instituto Lance Livre, um projeto educacional que desenvolve a prática do basquete nas comunidades carentes. Em 2013, foi Secretária Municipal de Esporte e Lazer de Santo André, SP, onde permaneceu até 2016.
Em 2023, foi Secretária Nacional de Esportes de Alto Rendimento no Ministério do Esporte. Em 2024, tornou-se embaixadora da Cbdel e Wesco, entidades de eSports no Brasil e no mundo. Marta foi campeã pan-americana de basquete em Havana, 1991, medalhista de prata em Atlanta, 1996, e medalhista de bronze em Sydney, 2000.