Com a presença de ministros, programa ‘Brasil na Rua’ leva serviços públicos à população de Macapá

Macapá recebe, nesta quinta-feira (22), com continuidade na sexta-feira (23), a ação interministerial “Brasil na Rua”, uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Amapá que reúne, em um único espaço, diversos serviços públicos essenciais voltados à cidadania.
Foto: Ruan Alves/GEA
Foto: Ruan Alves/GEA

A iniciativa acontece na Escola Estadual Maria Neuza do Carmo de Souza, no bairro Jardim Felicidade I, na zona norte da capital, com atendimento ao público das 8h às 18h, aproximando as políticas públicas da população que mais precisa.

Foto: Estevam Rafael/Seaud/PR
Foto: Estevam Rafael/Seaud/PR

O evento reuniu autoridades, entre elas o governador do Amapá, Clécio Luís, e ministros como Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Waldez Góes, ministro de Estado da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o senador Randolfe Rodrigues.

“Na história do Amapá, nenhum governo brasileiro esteve tão presente como agora. Quase todos os ministros já vieram aqui em ações concretas, em anúncios concretos, entregas concretas. Apoiamos ações como essas do Governo Federal porque tem uma parceria real, uma parceria que leva benefício direto à população. É serviço chegando e transformando a vida das pessoas”, destacou Clécio Luís.

Segundo o ministro Guilherme Boulos, o programa “Brasil na Rua” atende a uma orientação do presidente Lula para levar as políticas públicas diretamente onde o povo está, especialmente aos bairros e periferias. Ele explicou que a iniciativa busca reduzir a distância entre o governo e a população, superando barreiras como a burocracia e a falta de informação.

“Começamos o Brasil na Rua no ano passado e, em muitos lugares, não tivemos parceria local. Aqui no Amapá, encontramos uma parceria com o governador Clécio Luís, construída com o presidente Lula, olhando para o povo. Não é uma questão partidária, é levar direitos. O governo não pode ser algo distante, ele precisa estar perto das pessoas”, afirmou Boulos.

Foto: Maksuel Martins/GEA
Foto: Maksuel Martins/GEA

Serviços ofertados

Entre os serviços disponíveis estão atendimentos e perícias do INSS, vacinação para todas as idades, microchipagem de cães e gatos, emissão da ID Jovem, além da presença da Carreta da Defensoria Pública do Amapá, do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) e de programas como Mais Sorriso, Agora Tem Especialistas e Carreta Delas, além de outros atendimentos do Governo do Estado.

Foto: Maksuel Martins/GEA
Foto: Maksuel Martins/GEA

Durante a ação, a comunidade também tem acesso a serviços odontológicos, como restauração, limpeza, extração e aplicação de flúor, contribuindo para a promoção da saúde bucal e da qualidade de vida.

Além disso, são ofertados atendimentos médicos com clínico geral, pediatria e psiquiatria, assistência farmacêutica e psicológica, bem como a presença da carreta do Hemoap, incentivando a doação de sangue e ajudando a salvar vidas.

Feira da cidadania e acesso a direitos

Após passar pelo Distrito Federal e por São Paulo, esta é a terceira edição do “Brasil na Rua” no país, consolidando-se como uma grande feira da cidadania, que amplia o acesso da população a serviços como cadastro em programas sociais, orientações de saúde, emissão de documentos e atendimentos especializados.

A parceria com o Governo Federal integra o planejamento estratégico da gestão estadual e reafirma o compromisso do Governo do Amapá com a promoção do acesso aos direitos, o fortalecimento das políticas sociais e a melhoria do atendimento ao cidadão.

Confira os serviços ofertados:

  • Emissão das carteiras do ID Jovem;
  • Divulgação da plataforma Brasil Participativo;
  • Cadastro ou ajustes na Conta Gov.BR;
  • Microchipagem para cães e gatos – ação do programa SinPatinhas, que emite o RG animal, inclui também vacinação dos pets;
  • Solicitação de perícias médicas do INSS, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e contestação de indeferimentos;
  • Vacinação para todas as idades;
  • Coleta de resíduos eletrônicos;
  • Inscrições em cursos de capacitação oferecidos pelo Ministério das Comunicações;
  • Tenda Lilás (Ministério das Mulheres);
  • Orientações do Pé-de-Meia (Ministério da Educação);
  • Emissão de carta de microcrédito (MIDR);
  • Abertura de contas na Caixa Econômica Federal, negociação de dívidas, Reforma Casa Brasil e Minha Casa, Minha Vida;
  • Oficina de Educação Financeira;
  • Emissão de segunda via de certidão de nascimento, orientações e processos relacionados a divórcio, pensão alimentícia, guarda de filhos, renegociação de contas de luz e água com a Carreta da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP);
  • Captação de doadores de sangue (Carreta do Hemoap);
  • Tratamentos ortodônticos de alta complexidade com o programa Mais Sorriso;
  • Exames e consultas no programa Agora Tem Especialistas;
  • Consultas e exames básicos e especializados voltados para o público feminino por meio da Carreta Delas.

Serviço

A ação não necessita de agendamento prévio e reúne serviços gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, cidadania, finanças e bem-estar animal.

  • Datas: 22 e 23 de janeiro de 2026 (quinta e sexta-feira)
  • Horário: das 9h às 18h
  • Local: Escola Maria Neusa Carmo de Souza, Rua Milton de Souza Correia, nº 500, bairro Jardim Felicidade, Zona Norte de Macapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.