Segundo o governo, a redução nos números se deve às estratégias de enfrentamento à criminalidade e investimentos na segurança pública adotados pela atual gestão.
De janeiro a junho de 2023 foram registrados 4.164 roubos contra 3.408 este ano. Já com relação aos furtos, o índice caiu de 6.202 para 5.637, no mesmo período. O secretário de Segurança Pública, José Neto, atribui o bom desempenho do trabalho policial às tratativas do Estado com o Governo Federal que, através das operações “Hórus“, “Paz” e, mais recentemente, a “Protetor“, reforçaram significativamente o efetivo de agentes públicos nos principais municípios do Amapá.
Outro destaque do gestor é para a chegada de 500 novos policiais militares para fortalecer a segurança da população nas ruas. O efetivo foi distribuído para todos os municípios.
“Conseguimos aumentar, de uma forma muito significativa, o policiamento ostensivo e preventivo com a Polícia Militar, com o trabalho investigativo da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio, que apura esses delitos, e com as recorrentes operações em nosso estado. A prática esportes, por exemplo, nas áreas de lazer comuns, abertas, como na orla da cidade, onde havia vários registros de assaltos, hoje é mais tranquila com o trabalho de prevenção e presença da PM“, destacou.
Crimes letais
O Amapá também apresentou dados significativos referentes aos registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Nos primeiros seis meses de 2024, houve redução de 32% das ocorrências comparado com o mesmo período no ano passado. Foram 175 vítimas de crimes violentos em 2023, contra 119, neste ano.