A seletiva é destinada aos autores das composições aprovadas na etapa anterior, realizada em 30 de julho. O atendimento será presencial, na Secretaria de Estado da Cultura, em Macapá. Essa é uma das últimas fases do processo que definirá o samba-enredo que representará o Amapá no Carnaval 2026, no Rio de Janeiro. O desfile da Verde e Rosa na Marquês de Sapucaí terá como tema “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”.
As etapas no Estado começaram em 2 de julho, com uma oficina de apresentação e explanação da sinopse do enredo aos interessados. Em seguida, houve dois encontros para tira-dúvidas, a entrega das composições e a primeira audição, com avaliação técnica e seleção das que seguiriam na disputa, no dia 25 de julho.
Após a inscrição desta sexta-feira, a competição entra na fase final da etapa Amapá, que será a escolha do samba vencedor entre os classificados locais. A obra campeã disputará, no Rio de Janeiro, com sambas de compositores de outros estados, valendo a definição do samba-enredo oficial da Mangueira para o desfile de 2026.