Deputado Acácio Favacho homenageia os 19 anos da Universidade Estadual do Amapá

Em pronunciamento na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10), o deputado federal Acácio Favacho destacou os 19 anos de fundação da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), celebrados neste mês de junho.
Foto: Assessoria de Comunicação Acácio Favacho
Foto: Assessoria de Comunicação Acácio Favacho

Favacho relembrou que a UEAP foi idealizada por um visionário que acreditava na força da educação como agente de transformação social: o ex-deputado estadual Edinho Duarte, autor do projeto de lei que criou a universidade. A instituição foi oficialmente criada pela Lei nº 0996, de 31 de maio de 2006.

“Foi plantada a semente que hoje floresce como referência de ensino superior público, gratuito e de qualidade no nosso estado”, afirmou o parlamentar.

Durante o discurso, Acácio Favacho parabenizou Edinho Duarte, além de todos os servidores, estudantes, ex-alunos e gestores que contribuíram para a trajetória da UEAP. Ele também reafirmou seu compromisso com a valorização da educação no Amapá:

“Reafirmo, aqui, meu compromisso: vamos continuar lutando para que a UEAP seja prioridade nas políticas públicas estaduais e federais”, destacou.

Veja abaixo o pronunciamento na íntegra:

Senhor Presidente e nobres colegas. Hoje, subo a esta tribuna para celebrar uma conquista histórica de todos nós amapaenses. Falo da criação da Universidade Estadual do Amapá – UEAP, uma instituição que, com muito orgulho, completa 19 anos de fundação neste mês de junho.

Idealizada por um visionário que sempre acreditou no poder transformador da educação, a UEAP nasceu do compromisso do ex-deputado estadual Edinho Duarte, autor do projeto de lei que deu origem à universidade. Pela Lei nº 0996, de 31 de maio de 2006, foi plantada a semente que hoje floresce como referência de ensino superior público, gratuito e de qualidade no nosso estado.

Como o próprio Edinho Duarte afirmou recentemente, emocionado, em celebração aos 19 anos da instituição:

“Tenho muito orgulho de ser autor do projeto, de ser chamado ‘pai’ da Universidade Estadual do Amapá. A educação mudou a minha vida. A educação é uma dádiva de Deus. Todo mundo é digno do conhecimento, mas nem todos têm oportunidade. Sempre haverei de defender escola pública, universidade para todos!”

Palavras que nos tocam e nos inspiram. Porque não se trata apenas de criar uma universidade. Trata-se de criar oportunidades, de romper ciclos de desigualdade, de garantir que os filhos e filhas do Amapá possam construir seu futuro sem precisar deixar suas origens para trás.

Neste dia 3 de junho, a UEAP celebrou seus 19 anos com uma programação especial no Campus I. E, com grande alegria, o governador Clécio Luís anunciou um avanço fundamental: a reformulação da carreira dos técnicos administrativos da instituição, medida publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 28 de maio. Um passo importante para valorizar aqueles que fazem a universidade funcionar todos os dias, com dedicação e compromisso.

A UEAP já é hoje um símbolo de resistência, de inclusão e de desenvolvimento para o Amapá. E pode ser ainda maior. Pode ser protagonista na formação de profissionais voltados à realidade amazônica, ao desenvolvimento sustentável, à inovação tecnológica e ao fortalecimento da nossa cultura. Nesse sentido, tenho trabalhado aqui na Câmara dos Deputados, para que esse processo se torne cada vez mais pujante. Através de emendas ao orçamento da União, tive a honra de destinar os recursos necessários para a implementação do Curso de Direito, foram 700 mil reais para custeio das instalações físicas e mais 2,2 milhões para a aquisição do mobiliário necessário pra que hoje funcione a todo vapor na nossa UEAP. 

Nosso desafio, agora, é garantir a expansão da universidade, sua infraestrutura adequada, a valorização de professores e técnicos, e a criação de polos no interior do estado, para que mais jovens possam ter acesso ao ensino superior público, mesmo nas regiões mais distantes.

A educação é a chave de tudo. E a UEAP é uma das ferramentas mais poderosas que temos para mudar realidades.

Parabenizo todos os servidores, alunos, ex-alunos e gestores da Universidade Estadual do Amapá. E reafirmo, aqui, meu compromisso: vamos continuar lutando para que a UEAP seja prioridade nas políticas públicas estaduais e federais.

Educação transforma. E a UEAP é prova viva disso.

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.

Uma resposta

  1. A UEAP é e será um olofote uma luz plantada por alguém que teve a ideia de criar este centro de estudo em prol daqueles que buscam o conhecimento não podemos esquecer do idealizador deste feito ex Deputado Edinho Duarte pessoa sempre preocupado em ajudar a queles que mais precisam .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.