Hoje, eu quero falar dos desafios que todo ser vivo neste mundo tem que enfrentar. Todos nós temos desafios – não há sequer uma pessoa na terra livre dos obstáculos da vida. Alguns desafios podem até ser comuns a todos os seres humanos, ainda que os níveis de severidade ou facilidade sejam diferentes, mas cada pessoa terá que enfrentar suas provas com resignação e resiliência.
A vida é cheia de altos e baixos, que nos permitem refletir e aprender. Todos vivemos momentos de dúvidas e questionamentos, e o segredo é aprender com cada lição que a vida nos proporciona. É a partir dos obstáculos da vida que superamos limites e desenvolvemos as nossas capacidades. E para isso temos a oportunidade de viver na terra. Afinal, o nosso planeta é um mundo de provas e expiações!
Gosto muito do que diz a doutrina espírita sobre os desafios e provas da vida:
“Deus criou as mesmas leis para todos os indivíduos. A lei do progresso vem ao encontro de outra lei moral, que é a lei de igualdade. Temos a oportunidade de viver na Terra para buscarmos nosso aperfeiçoamento espiritual.
No entanto, cada pessoa tem suas aptidões e o seu grau de adiantamento. Uns são mais evoluídos; isto é, se dedicaram ao bem mais do que outros. Desenvolveram-se na razão, inteligência, no sentimento – amor; e trabalharam na sua evolução interior, adquirindo resistências morais diante das dificuldades. E isso interfere nos obstáculos que serão enfrentados na vida corporal.
Mas tudo o que passamos neste plano físico não é por acaso. Há sempre uma razão por trás das provações e das expiações. Nós, como espíritos imperfeitos, carregamos uma longa bagagem de erros e acertos de outras vidas”.
E a despeito de tudo que já passamos nesta vida, guardemos a certeza – pelas próprias dificuldades já superadas, que não há mal que dure para sempre!
Por: Edinho Duarte | Jornalista e pedagogo
Fonte: Doutrina Espírita