15 de julho de 2024

Destravando o ano de 2024 – EDacademia por Darllen Rocha

O ano começou e com ele buscamos sempre estabelecer as famosas metas, não é? Eu já estabeleci as minhas, e você?

Olá, acadêmicos!! O ano começou e com ele buscamos sempre estabelecer as famosas metas, não é? Eu já estabeleci as minhas, e você?

Metas… o que dizer sobre elas? Primeiro que, apesar de necessárias, é sempre complicado planejar o que fazer para atingir os objetivos. Eu, por exemplo, estou no último ano do Doutorado e isso significa que preciso produzir muito, fazer análises de dados, publicar mais um artigo obrigatório, dentre tantas outras coisas! Ufa!! Só de pensar cansa! rsrs

E então, como fazer essa roda girar? Primeiro, eu digo que você deve estabelecer o “objetivo anual,” ou seja, aquilo que, necessariamente, você precisa fechar até dezembro de 2024. Depois disso, feche os “objetivo semestrais,” que consiste naquilo que deve ser alcançado em dois períodos do ano, e que muitas vezes é parte essencial para outras etapas do seu trabalho. Vou dar um exemplo.

Você está no Mestrado, exatamente no ano de sua qualificação, que ocorrerá em dezembro de 2024 e assim, deve ponderar: o que eu devo levar para essa qualificação? Caso o seu Programa de Pós-Graduação exija de você a introdução e a metodologia (o que é muito comum), você pode estabelecer que seu “objetivo anual” é a qualificação (que implica em escrever introdução e metodologia). Dessa forma, seus “objetivos semestrais” seriam: até junho de 2024, finalizar a metodologia e até outubro, escrever a introdução. Dessa maneira, você sabe que precisa concentrar esforços em uma etapa específica de cada vez, e isso faz com que você seja mais produtivo! 

E para quem se perguntou o motivo de iniciar com a metodologia, vou explicar: a introdução consiste em apresentar seu tema, problema, objetivos e metodologia, certo? Como você já deve ter delimitado, junto com seu orientador, o tema, problema e objetivos, deve concentrar forças para alcançar o estabelecido e isso, meus queridos, somente uma boa metodologia poderá fazer acontecer! Por isso, estabelecer a metodologia como meta semestral inicial é o melhor caminho, no caso do exemplo dado. Obviamente, é preciso destacar que essas metas seguem em conjunto com o estudo de base teórica que deve ser constante, ou seja, sua leitura não se limitará aos objetivos estabelecidos para o ano em curso, pois você estará a pleno vapor com os estudos teóricos sobre seu tema! E por que no nosso exemplo, finalizar em outubro? Porque assim você terá tempo de passar por uma boa revisão, tanto do orientador, como de um profissional da área de Língua Portuguesa (isso é essencial!!).

E então, meus colegas acadêmicos, que tenhamos um bom ano com as nossas metas plenamente alcançadas!! 

Um grande abraço e até a próxima!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.