Segundo a Gerente Executiva do Instituto Fecomércio, Beatriz Cardoso, está sendo esperada a injeção de R$ 22 milhões na economia do estado com a data.
“Este ano, o valor total de movimentação está R$ 2 milhões acima do que no ano passado. Isso mostra o reflexo da relação de emprego e renda das pessoas que melhorou e por ser uma data em que se presenteia mais de uma criança, com isso se compra mais presentes”, disse Beatriz Cardoso.
Presentes
A pesquisa apontou que 71% dos consumidores estão predispostos a comprar presentes. Entre os que vão às compras, os brinquedos aparecem em primeiro lugar na preferência com 70%, seguido de roupas com 36%; calçados com 19%; patins, skate e bicicleta com 7%.
Dos consumidores que irão presentear, 25% pretendem gastar até R$ 100,00. Para 40%, o valor investido ficará entre R$ 101,00 e R$ 200,00; de R$ 201,00 a R$ 300,00 estão 16%; de R$ 301,00 a R$ 400,00 estão 6% e acima de R$ 500,00 apenas 8% dos entrevistados.
Forma de pagamento
As compras à vista no dinheiro, débito ou pix ficaram em primeiro lugar de intenções, sendo a resposta de 84% dos consumidores. As compras com cartão de crédito representam 35% das respostas, e os consumidores pretendem utilizar mais de uma forma de pagamento.
O principal local escolhido pela maioria dos entrevistados para as compras foi o centro comercial com 78%; em seguida, shoppings centers com 20%; lojas de bairro com 10% e pela internet aparece com 10% de intenção.