O procedimento é referente aos 60,10 quilômetros de pavimentação do Lote 1 da BR-156/AP, tronco Sul, na região próxima ao município de Laranjal do Jari, no Amapá.
“Em cumprimento ao licenciamento ambiental, de responsabilidade do Ibama, estamos acompanhando esta que é a última fase da liberação. Entregamos o inventário florestal e aguardamos o relatório final do Instituto para dar início à pavimentação do Lote 1”, destacou a coordenadora de Engenharia do DNIT/Amapá, Ruth Cléa.
A obra, orçada em mais de R$ 283 milhões e integrante do Novo PAC, teve a ordem de serviço emitida em 20 de agosto. Após a concessão da Licença de Instalação, a empresa contratada está em fase de mobilização, realizando o reconhecimento técnico da área de implantação de pontes e os ensaios preliminares de caracterização de jazidas.
Com a conclusão dessa última etapa pelos órgãos ambientais, as obras poderão ser iniciadas, beneficiando o escoamento agrícola e pesqueiro, a mobilidade e a integração da região sul do Amapá com a fronteira da Guiana Francesa, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.
“Somos responsáveis pela gestão ambiental dos quatro lotes da BR-156/AP. Atualmente, estamos executando o levantamento do inventário florestal que subsidia a liberação da Autorização de Supressão Vegetal. Nesta visita, acompanhamos a área já mapeada pelos nossos engenheiros florestais. O inventário segue as normas previstas nas instruções normativas do Ibama e do ICMBio, considerando que a região mapeada integra a Resex Rio Cajari”, explicou o biólogo Raimundo Bahia, representante da empresa de gestão ambiental do Tronco Sul da BR-156/Amapá.
O trecho contemplado vai da comunidade de Água Branca até o município de Laranjal do Jari, entre os quilômetros 27 e 87,10, e inclui duas Obras de Artes Especiais previstas no projeto executivo, localizadas sobre o Igarapé Santa Rosa e o Igarapé Água Branca.