As resenhas podem ser divididas em dois tipos: resenha descritiva, que são aquelas que apenas expõem as ideias contidas no texto, e a resenha crítica, de caráter expositivo-argumentativo, ou seja, nessa você inclui suas análises. Hoje falaremos da resenha crítica que é essencial para a elaboração de textos científicos.
Assim, como o nome sugere, na resenha crítica o autor precisa expor o seu ponto de vista sobre determinado artigo científico, livro, capítulo de livro, dentre outros. Mas atenção: esse tipo de texto não é resumo, já que além de fazer a síntese das principais informações, você também precisa analisar essas informações. Agora vamos para algumas dicas para fazer sua resenha crítica:
- Grife as partes mais importantes na obra. (estabeleça uma cor para as informações que você vai usar nas citações diretas e outra para aquelas que irá parafrasear, ou seja, as indiretas)
- Busque informações sobre o autor, o que irá, inclusive, lhe levar a outros textos que possam contribuir com seu referencial teórico.
- Siga as regras da ABNT.
- Use linguagem formal.
- Faça a referência da obra, de acordo com as normas da ABNT. (elas irão para seu referencial teórico, lembra?)
Quando for escrever, faça o seguinte:
- Introdução: aborde o que será tratado na sua resenha. Faça um breve resumo do documento estudado e do histórico do autor.
- Desenvolva o texto: aqui você fará a análise interpretativa da obra.
- Conclua o trabalho: encerre o texto de forma direta, recapitulando os principais pontos.
Vale destacar que a resenha crítica é um tipo de trabalho científico essencial para o contexto acadêmico, pois é por meio dele que o estudante pode ler e se apropriar do tema, bem como expor o seu ponto de vista, além de desenvolver suas habilidades de análise interpretativa.
Te ajudei com essas dicas? Me siga no instagram @profa.darllenrocha.
Até mais!!