25 de julho de 2024

EDacademia: Hoje vamos falar de Resenha Crítica

Oi, pessoal!! Como vão as leituras e resenhas? Hoje pergunto sobre resenhas porque muitos assessorados não conseguem escrever seus textos por falta de organização das ideias! E sabe o que ajuda a organizar ideias?? Referencial teórico organizado!! E nesse momento é que entram as resenhas!!
EDacademia: Hoje vamos falar de Resenha Crítica

As resenhas podem ser divididas em dois tipos: resenha descritiva, que são aquelas que apenas expõem as ideias contidas no texto, e a resenha crítica, de caráter expositivo-argumentativo, ou seja, nessa você inclui suas análises. Hoje falaremos da resenha crítica que é essencial para a elaboração de textos científicos.

Assim, como o nome sugere, na resenha crítica o autor precisa expor o seu ponto de vista sobre determinado artigo científico, livro, capítulo de livro, dentre outros. Mas atenção: esse tipo de texto não é resumo, já que além de fazer a síntese das principais informações, você também precisa analisar essas informações. Agora vamos para algumas dicas para fazer sua resenha crítica:

  • Grife as partes mais importantes na obra. (estabeleça uma cor para as informações que você vai usar nas citações diretas e outra para aquelas que irá parafrasear, ou seja, as indiretas)
  • Busque informações sobre o autor, o que irá, inclusive, lhe levar a outros textos que possam contribuir com seu referencial teórico.
  • Siga as regras da ABNT.
  • Use linguagem formal.
  • Faça a referência da obra, de acordo com as normas da ABNT. (elas irão para seu referencial teórico, lembra?)

Quando for escrever, faça o seguinte:

  • Introdução: aborde o que será tratado na sua resenha. Faça um breve resumo do documento estudado e do histórico do autor.
  • Desenvolva o texto: aqui você fará a análise interpretativa da obra.
  • Conclua o trabalho: encerre o texto de forma direta, recapitulando os principais pontos.

Vale destacar que a resenha crítica é um tipo de trabalho científico essencial para o contexto acadêmico, pois é por meio dele que o estudante pode ler e se apropriar do tema, bem como expor o seu ponto de vista, além de desenvolver suas habilidades de análise interpretativa.

Te ajudei com essas dicas? Me siga no instagram @profa.darllenrocha.

Até mais!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.