23 de julho de 2024

EDacademia: Você sabe a importância do Projeto de Pesquisa?

Olá, acadêmico!! Você já tentou ou viu alguém tentar escrever um TCC sem pré-projeto?? Garanto que sim!! É o mesmo que tentar pilotar um avião sem a rota planejada, sabia? Por isso hoje vamos falar da importância do projeto de pesquisa.
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Primeiramente, vejamos o que é um projeto de pesquisa. É o planejamento detalhado de uma pesquisa que você irá realizar. Pense o seguinte: quando você vai viajar de férias, não planeja de forma antecipada a compra das passagens, o local onde vai ficar, os custos que a viagem demanda? Isso é planejamento! Como então fazer uma pesquisa, se não planejar o passo a passo? Você irá, certamente, dar voltas e voltas sem produzir nada que seja coordenado, contextualizado. Assim, se o projeto de pesquisa é um passo a passo, vejamos então o que ele contém, segundo as normas da ABNT:

Capa – nome da instituição de ensino (centralizado, em letras maiúsculas no topo da página); Nome do (s) autor (es); Título e subtítulo do trabalho (quando houver) e na parte inferior da folha, a cidade e o ano de entrega do projeto de pesquisa.

Elementos pré-textuais – folha de rosto, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviatura e de siglas, lista de símbolos e sumário. (em alguns casos as instituições não requerem, especialmente se for pré-projeto).

Introdução – deve conter o objeto de estudo, tema, problema e justificativa. Faça a delimitação desses elementos de forma sucinta, pois somente quando o projeto for aprovado é que você irá se aprofundar nas leituras. Por ora, demonstre que você tem conhecimento sobre o tema e por isso localizou uma lacuna, que é seu problema, ou seja, a pergunta que vai responder. A justificativa é importantíssima, já que deve mostrar a possibilidade de desenvolver a pesquisa, bem como que existe motivação pessoal a partir de suas experiências e leituras na área. Não esqueça que a justificativa deve “convencer” o leitor, quer seja um orientador, ou uma banca de processos seletivos.

Objetivo geral – o que será feito: explicar, entender, analisar;

Objetivos específicos – diretamente relacionados à justificativa, são os passos para chegar ao objetivo geral;

Fundamentação teórica – apresentação de um resumo do que já foi escrito sobre o tema. Cite autores que são referência na área para mostrar que você tem leituras sobre o tema;

Metodologia – deve conter método, tipo de pesquisa, procedimentos de coleta e análise de dados. Aqui também devem constar os possíveis gastos que a pesquisa demandará;

Cronograma – deve ser uma prévia do tempo que levará para concluir cada etapa da pesquisa;

Resultados esperados – explique o que espera alcançar com os objetivos específicos.

Referências bibliográficas – coloque todas as referências feitas no decorrer do texto, segundo a norma 6.023 da ABNT.

Agora sim, com seu projeto em mãos, você tem todo o planejamento para essa viagem dar certo! Gostou das dicas, me segue lá no @profa.darllenrocha.

Até mais!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.