15 de julho de 2024

EDnews-em Off – com Renivaldo Costa

Acompanhe o resumo da semana com Renivaldo Costa.

Amapá na Folha de S. Paulo

Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo

A convite da secretária de Cultura, Clícia Vieira (@cliciadimiceli), jornalista Roberto de Oliveira e fotógrafo Eduardo Kanapp visitaram o Amapá e produziram belíssima reportagem sobre o Amapá, enfatizando a Fortaleza de São José, nosso mais imponente monumento. Matéria pode ser acessada aqui.

Trânsito

Senador Randolfe Rodrigues | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Senador Randolfe Rodrigues | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Senador Randolfe Rodrigues (@randolferodrigues) é um dos poucos parlamentares com amplo trânsito nas duas esferas (governo do Estado e prefeitura da Capital). O que é bom, considerando que daqui a dois anos ele buscará a renovação do mandato de senador por mais oito anos. Em relação às eleições municipais desse ano, ele ainda não se manifestou se estará no palanque do governador ou do prefeito.

Eleições 2024

De 23 a 25 de janeiro, todas as resoluções que disciplinam as Eleições Municipais de 2024 foram discutidas em audiências públicas e posteriormente serão aprovadas pelo Plenário do TSE. As resoluções regulamentam dispositivos contidos na legislação e sinalizam a candidatas e candidatos, a partidos políticos e a cidadãs e cidadãos condutas permitidas e vedadas durante o processo eleitoral. Para cada eleição, essas resolução são adequadas ao calendário eleitoral e também aprimoradas de acordo com os julgados da Corte Eleitoral.

Transporte público

Foto: Rogério Lameira/PMM
Foto: Rogério Lameira/PMM

Com a retomada dos prazos processuais foi posto em pauta o Agravo de Instrumento interposto pela Prefeitura de Macapá contra liminar que suspendeu a licitação do transporte público. Na verdade, esse julgamento vai decidir apenas se a liminar se mantém ou não. O julgamento do mérito ainda será objeto de decisão do juiz Ernesto Colares, que concedeu a liminar.

“Nova” Macapá

Ainda sobre transporte público, a Prefeitura anunciou para o aniversário da cidade a apresentação à população de 40 ônibus “novos”. O adjetivo anteriormente empregado no anúncio, depois foi suprimido dos discursos pois quando chegaram essa semana os primeiros veículos da empresa denominada “Nova Macapá”, se descobriu que eram todos fabricados em 2011, ou seja, há 13 anos.

CEA Equatorial

Foto: Jorge Júnior
Foto: Jorge Júnior

CEA Equatorial mudou de estratégia pra cobrar supostos inadimplentes. Antes ingressava com processos nos mutirões judiciais em busca de acordos. Agora, está protestando em cartório os supostos débitos, a maioria decorrentes de perdas de consumo, e o consumidor tem que se virar pra pagar o débito de uma vez ou entrar na justiça pra sustar o protesto. E ainda tendo de pagar custas judiciais e cartorárias.

Dança das cadeiras

Governador Clécio Luis | Foto: Netto Lacerda/GEA
Governador Clécio Luís | Foto: Netto Lacerda/GEA

Governador Clécio (@clecioluis_) fez as primeiras mudanças e até o início de abril deve anunciar novas alterações no primeiro escalão. Das Prefeituras de Macapá e Santana é que devem vir as maiores mudanças. Considerando que o pleito deste ano é municipal e alguns secretários deverão concorrer ao cargo de vereadores.

Ônibus gratuito?

Presidente do Conselho do Sebrae, Josiel Alcolumbre
Presidente do Conselho do Sebrae, Josiel Alcolumbre

Embora aparentemente utópica, a proposta de Josiel Alcolumbre (@josielalcolumbre_) sobre a gratuidade do transporte público para toda a população não é absurda. Mais de 100 municípios tem adotado a medida, especialmente após a pandemia, quando houve queda substancial no número de passageiros e mais de 500 empresas de transporte fecharam as portas em todo o Brasil.

Eleições na OAB

As seccionais da OAB em todo Brasil escolhem em novembro seus novos presidentes. No Amapá existe uma forte insatisfação com a atual gestão da Ordem, concentrada num pequeno grupo ligado por afinidade ou consanguinidade ao atual presidente. Em função disso, se fortalece a ideia de lançar um nome que agregue experiência e gestão democrática. E alguns ex-presidentes que já passaram pela OAB e deixaram legados de suas gestões estão sendo sondados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.