“O Exército é sempre muito bem-vindo para fazer colaborações. Tenho assistido os benefícios da instalação da Brigada da Foz do Amazonas, bem produtiva, e me sinto beneficiado como cidadão. Não tenho dúvidas de que teremos muita coisa boa por meio da parceria do Governo com o Exército Brasileiro. Contem conosco“, afirmou o governador Clécio Luís.
Entre os assuntos discutidos, destacaram-se a pavimentação da BR-156, a relação fronteiriça com a Guiana Francesa e seus desafios. Além disso, foram abordados temas relacionados à segurança pública, ao sistema penitenciário e aos investimentos do governo estadual em desenvolvimento sustentável e econômico. O comandante Vendramin ressaltou a importância de reuniões regulares entre os órgãos para fortalecer a confiança e obter melhores resultados. “O Amapá é uma área geograficamente estratégica, e é vital que estejamos presentes aqui“, disse o general.
Natural de Caxias do Sul (RS), o general Vendramin, de 58 anos, assumiu o Comando Militar do Norte em agosto e é responsável por mais de 30 organizações militares na Amazônia Oriental, que abrange cerca de 20% do território brasileiro.
O comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, general Roberto Furtado, destacou a importância de operações como a Ágata, que reforçam a presença militar e ajudam a inibir atividades ilícitas, como o garimpo ilegal. “As operações integraram agências e órgãos, fortalecendo o combate a crimes na região“, disse Furtado.
O general Vendramin visitou o Amapá para inspecionar unidades militares em Macapá e Oiapoque e se reunir com autoridades e representantes de instituições parceiras.