Atualmente, 15 bebês estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da maternidade, sendo que muitos deles necessitam urgentemente de leite materno. No ano passado, o Banco de Leite registrou 1.175 mulheres cadastradas para doar, o que resultou em 4.068 atendimentos. Desses atendimentos, 957 coletas foram feitas em domicílio, com um total de 444 litros de leite coletados. No entanto, ainda é necessário aumentar o número de doações para atender à demanda dos hospitais do estado.
A coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Mãe Luzia, Fadianne Soares, explicou que, devido à situação crítica do estoque, é necessário realizar uma triagem para garantir que os bebês com maior urgência recebam o leite necessário para sua recuperação. Ela reforçou a importância de as lactantes manterem regularmente a doação, já que, com o estoque baixo, alguns bebês menos graves podem não receber o auxílio.
O leite doado é essencial para bebês prematuros de baixo peso, recém-nascidos com dificuldades de amamentação e aqueles com problemas clínicos, como cardiopatias, malformações congênitas e insuficiência respiratória. Mesmo pasteurizado, o leite humano contém todas as propriedades nutricionais essenciais para a recuperação dos bebês internados.
Mulheres com boa produção de leite podem fazer a doação sem sair de casa, já que o Banco de Leite oferece apoio completo, incluindo um kit de equipamentos para coleta domiciliar e a orientação necessária sobre como realizar a extração manual, armazenamento e transporte adequado do leite. A coleta domiciliar abrange as zonas Norte e Sul de Macapá, o bairro Marabaixo e o município de Santana.
Serviço:
O Banco de Leite Humano está localizado em frente ao Hospital da Mulher Mãe Luzia, na Avenida FAB, nº 1070, edifício Office Center, no Centro de Macapá. Para mais informações, ligue para (96) 99161-1950.