18 de setembro de 2024

Governador Clécio entrega novo Hospital Regional de Porto Grande com tecnologia de ponta; é o primeiro da Região Norte a contar com o moderno carro de anestesia A9

O governador do Amapá, Clécio Luís, realizou na segunda-feira, 26, a entrega histórica do Novo Hospital Regional Maria Lúcia Guimarães da Silva, em Porto Grande.
Foto: Márcia do Carmo/GEA
Foto: Márcia do Carmo/GEA

A unidade de saúde conta com uma estrutura moderna e equipamentos tecnológicos para atendimento de alta e média complexidade. O hospital irá ajudar na descentralização de serviços para os moradores de Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Tartarugalzinho, oferecendo atendimentos ambulatoriais, internação, pediatria, maternidade, urgência, exames de imagem e cirurgias de grande e médio porte. A iniciativa faz parte do Plano de Governo da gestão que prioriza a saúde da população amapaense de forma imediata e inegociável.

Esse hospital era muito esperado, é um sonho para todos nós. Quando não tínhamos essa unidade, precisávamos ir até Macapá para atendimento. Agora, temos os serviços de que precisamos. Esse olhar de cuidado com a saúde do povo é algo que não tem preço“, celebrou a cuidadora de Educação Básica de Saúde e compositora do hino de Porto Grande, Eva Miranda, de 52 anos.

Foto: Márcia do Carmo/GEA
Foto: Márcia do Carmo/GEA

O Novo Hospital Regional é o primeiro da Região Norte a contar com o moderno carro de anestesia A9, que utiliza inteligência artificial. Em todo o país, apenas 39 unidades possuem essa tecnologia.

Imagem: Sistema de anestesia A9
Imagem: Sistema de anestesia A9

Estou muito feliz em poder fazer essa entrega histórica para a população amapaense. Por muitos anos, a população aguardou por este momento. A saúde precisa ser resgatada em sua integralidade, e o Hospital Regional vai cumprir seu papel de média e alta complexidade, com prontuário eletrônico e tudo o que há de melhor. Ao atender os pacientes, este hospital vai transmitir a mensagem de que aqui é hospital público, e funciona. É do SUS e funciona“, enfatizou Clécio Luís.

Foto: Márcia do Carmo/GEA
Foto: Márcia do Carmo/GEA

A unidade conta, inicialmente, com 34 leitos, sendo 18 divididos nas alas de internação masculina, feminina e pediátrica. A primeira etapa da obra foi coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SEINF), com recursos do Tesouro Estadual e de compensação ambiental pela Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão.

Na segunda etapa, que já está em andamento, está prevista a ampliação para 185 leitos, salas cirúrgicas, Unidade de Terapia Intensiva e um heliponto, para agilizar o transporte de pacientes em casos de urgência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.