“Esses peritos e técnicos vão dar agilidade aos inquéritos policiais. Todos foram muito bem qualificados e estão motivados, reforçando a nossa segurança pública. O trabalho da Polícia Militar, dos Bombeiros, do Detran, da Polícia Civil, ganha respaldo com o trabalho da Polícia Científica. Não tem boa segurança pública sem o trabalho da ciência”, afirmou o governador.
O concurso, realizado em 2022 sob coordenação da Secretaria de Estado da Administração (Sead), incluiu um curso de formação de três meses promovido pela Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa). Os novos servidores serão alocados nas unidades da PCA em Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.
A medida integra o plano de gestão estadual para valorizar e renovar o funcionalismo público. Em pouco mais de um ano e meio, foram convocados 4,5 mil novos servidores em áreas como educação, gestão e segurança, promovendo a renovação dos quadros e trazendo novas oportunidades aos profissionais.
A cerimônia, realizada no Palácio do Setentrião, marcou a chegada de novos servidores após 20 anos sem concursos para a PCA. O evento contou com a presença de familiares, representantes da Polícia Científica e de outras forças de segurança estaduais e federais.