Os atendimentos são realizados por agendamento online, através do portal de serviços “AP Digital” (https://apdigital.portal.ap.gov.br/), com datas disponíveis a partir de outubro.
A emissão do novo documento está sendo feita de forma escalonada nas unidades da Polícia Científica do Amapá e nos postos do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil). Inicialmente, o serviço era restrito a casos de primeira via e situações emergenciais. Todo o processo passa por validação de órgãos federais.
“A partir desse momento também expandimos os atendimentos para mais duas unidades do Super Fácil, no Beirol e Unidade Zona Sul, em Macapá. É válido reforçar ao cidadão a importância de se atentar as orientações quanto as condições de seus documentos, é obrigatória a apresentação da certidão de nascimento ou casamento. Porém, se a certidão não estiver em boas condições físicas ou estiver plastificada, o cidadão deve ir até um cartório e fazer uma cópia autenticada para garantir o seu atendimento”, pontuou a diretora-geral do Sistema Super Fácil, Renata Apostolo.
Como agendar
O agendamento para atendimento entre os dias 1º e 11 de outubro já está aberto. Para o período de 14 a 31 de outubro, as marcações estarão disponíveis a partir de 2 de outubro. Os cidadãos podem acessar o portal de serviços “AP Digital” com a senha utilizada no GOV.BR.
Basta escolher a data, horário e a unidade do Super Fácil ou da Polícia Científica para o serviço. Em caso de atendimento prioritário, é necessário anexar o comprovante para validar o agendamento.
É obrigatória a apresentação de comprovante de residência e da certidão de nascimento ou casamento. Em casos de divórcio ou viuvez, deve-se apresentar a certidão averbada em cartório. Apenas certidões originais ou cópias autenticadas são aceitas, e documentos plastificados não serão válidos.
Diferente do antigo RG, não é necessário levar uma foto 3×4, pois a fotografia será tirada no momento do atendimento. É recomendado que o cidadão evite o uso de roupas brancas e siga as orientações sobre o traje:
- Evitar roupas brancas
- Usar vestimenta com mangas
- Evitar camisas de time, muito coloridas ou estampadas
- Evitar roupas decotadas ou do tipo “tomara-que-caia”
- Não utilizar boné
Mais moderna e segura
A nova Carteira de Identidade Nacional unifica o documento por meio do CPF, incorporando outras informações, como CNH, carteira de reservista ou militar, título de eleitor, cartão do SUS, carteira de trabalho, PIS/Pasep e tipo sanguíneo.
A CIN conta com múltiplos níveis de segurança e é validada por órgãos como a Polícia Científica, Receita Federal, Polícia Federal e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, reduzindo as chances de fraudes e falsificações.