Governo do Amapá amplia ensino do francês com o Programa Francescola

Com o objetivo de fortalecer o ensino da língua francesa no Amapá, o Governo do Estado lançou o Programa Francescola, em parceria com a Embaixada da França, para ampliar o intercâmbio cultural entre os dois países.
Foto: Evandro Vilhena/Seed
Foto: Evandro Vilhena/Seed

A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (31), no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seed), com a certificação de quatro novas escolas contempladas. A iniciativa expande o ensino do francês na rede pública estadual, oferecendo suporte pedagógico, material didático e incentivando metodologias inovadoras no ensino de idiomas.

Foto: Evandro Vilhena/Seed
Foto: Evandro Vilhena/Seed

Compromisso com a educação e a diversidade

A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, destacou a importância do programa para a valorização cultural do Amapá e a inclusão de diferentes comunidades no processo educacional.

“O Governo do Estado está altamente empenhado nesse acordo de cooperação para fortalecer o ensino da língua francesa no território amapaense. Estamos muito felizes porque foram contempladas escolas da zona urbana, além de instituições que atendem à diversidade, como a educação de jovens e adultos e uma escola ribeirinha que recebe alunos quilombolas”, afirmou.

As escolas certificadas no Programa Francescola são:

Escola Estadual Augusto dos Anjos
Escola Estadual Paulo Freire
Escola Estadual Ariri
Escola Estadual José de Anchieta

Além disso, duas unidades que já trabalham com ensino bilíngue foram automaticamente inseridas no programa:

📌 Escola Marli Maria, que desde 2018 atua com ensino bilíngue.
📌 Escola Joaquim Caetano, no município de Oiapoque, atualmente em fase de implementação.

A Seed informou que a Escola Joaquim Caetano deve consolidar seu modelo bilíngue até o segundo semestre de 2025, reforçando a expansão do ensino de idiomas na rede pública.

Sobre o Francescola

Criado e gerenciado pela Embaixada da França no Brasil, o Francescola promove a excelência no ensino do francês e estimula o intercâmbio cultural por meio de projetos interdisciplinares. No Amapá, o programa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Seed e a Embaixada em 9 de setembro de 2021.

Com essa iniciativa, o Amapá se consolida como um estado pioneiro na valorização da língua francesa, promovendo educação de qualidade e fortalecendo laços culturais com o país vizinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.