Governo do Amapá envia ação emergencial para comunidades do Bailique afetadas pela seca e salinização das águas

Nesta sexta-feira, 1º de novembro, o Governo do Amapá iniciou uma ação humanitária para apoiar 250 famílias em 34 comunidades do arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, afetadas pela salinização das águas devido à erosão do solo e ao período de estiagem.
Foto: Márcia do Carmo/GEA
Foto: Márcia do Carmo/GEA

A operação, organizada em resposta ao decreto de emergência emitido pelo governador Clécio Luís, inclui o envio de 120 mil litros de água potável, 250 galões de água mineral de 20 litros, 250 kits de alimentos e atendimentos de saúde a aproximadamente mil moradores.

O material foi embarcado na quinta-feira, 31, em balsas e embarcações menores, com previsão de retorno das equipes na terça-feira, 5. Os atendimentos, realizados por profissionais de saúde, englobam serviços de enfermagem, assistência farmacêutica, vacinação e consultas médicas.

Foto: Márcia do Carmo/GEA
Foto: Márcia do Carmo/GEA

O ponto base para a operação está na comunidade de Arraiol, de onde partem as embarcações para distribuir os mantimentos nas localidades ao redor.

“Esta ação emergencial foi montada rapidamente para atender as comunidades em risco de isolamento por conta da baixa do rio,” explicou o secretário de Assistência Social, Hugo Paranhos.

O major Reis, da Defesa Civil, ressaltou a presença de uma força-tarefa com profissionais da Caesa, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, e diversas secretarias estaduais, que aceleram o ritmo de apoio para distribuir água e alimentos a mães, agricultores e pescadores impactados pela crise hídrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.