A operação, organizada em resposta ao decreto de emergência emitido pelo governador Clécio Luís, inclui o envio de 120 mil litros de água potável, 250 galões de água mineral de 20 litros, 250 kits de alimentos e atendimentos de saúde a aproximadamente mil moradores.
O material foi embarcado na quinta-feira, 31, em balsas e embarcações menores, com previsão de retorno das equipes na terça-feira, 5. Os atendimentos, realizados por profissionais de saúde, englobam serviços de enfermagem, assistência farmacêutica, vacinação e consultas médicas.
O ponto base para a operação está na comunidade de Arraiol, de onde partem as embarcações para distribuir os mantimentos nas localidades ao redor.
“Esta ação emergencial foi montada rapidamente para atender as comunidades em risco de isolamento por conta da baixa do rio,” explicou o secretário de Assistência Social, Hugo Paranhos.
O major Reis, da Defesa Civil, ressaltou a presença de uma força-tarefa com profissionais da Caesa, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, e diversas secretarias estaduais, que aceleram o ritmo de apoio para distribuir água e alimentos a mães, agricultores e pescadores impactados pela crise hídrica.