Governo do Amapá lança ferramenta que agiliza atendimento de emergências no Ciodes

O Amapá passa a contar com a ferramenta GT-LOC (Localização e Encaminhamento de Chamadas de Emergência), uma tecnologia que promete revolucionar o atendimento realizado pelos serviços de urgência e emergência no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). Com a implantação do sistema, o Governo do Estado avança no uso da tecnologia para salvar vidas e reforçar a eficiência da segurança pública.
Foto: Divulgação Sejusp/Agência Nagib
Foto: Divulgação Sejusp/Agência Nagib

O sistema envia automaticamente a localização aproximada do celular de quem liga para os números 190 (Polícia Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros), eliminando a necessidade de o cidadão descrever o endereço. Dessa forma, viaturas e ambulâncias podem ser despachadas com mais rapidez e precisão, aumentando as chances de sucesso nos atendimentos.

Além da agilidade no socorro, a ferramenta contribui para identificar pessoas que utilizam os serviços de forma indevida, como em casos de trotes ou agressões verbais contra atendentes do Ciodes. Isso permite que as linhas fiquem livres para quem realmente precisa e garante um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os profissionais.

“Ao acionarem a nossa central, conseguimos ter o georreferenciamento do local daquela ocorrência. A partir daí, equipes são demandadas através dos aplicativos que temos dentro das viaturas. O que melhora para a população? Melhora o atendimento, que se torna ainda mais célere, com uma informação correta e precisa daquele chamado. Em caso de urgência ou emergência, quando o solicitante não consegue informar a localização, esta chega automaticamente através do GT-LOC para a central de atendimento”, explicou Diego Alves, coordenador do Ciodes.

Alves acrescentou que o tempo médio para envio de equipes diminuiu com a implantação do GT-LOC.

“Antes, a média era de 6,12 minutos para a efetividade do atendimento. Agora, nossa média é de 4,28 minutos, uma redução de 30% no tempo de despacho, garantindo resposta mais rápida às emergências”, destacou.

Entre as principais funcionalidades do GT-LOC estão:

  • Localização automática: a posição aproximada do telefone é enviada junto com a chamada de emergência.
  • Atendimento mais rápido: o operador já recebe a informação geográfica em um mapa, reduzindo o tempo da ligação.
  • Auxílio em situações críticas: mesmo quando a pessoa não pode falar, seja por engasgo, risco de vida ou deficiência de fala, a localização é transmitida, possibilitando o envio imediato de ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.