Governo entrega equipamentos para comunidades de Igarapé Amazonas e Linha F, em Macapá

O Governo do Amapá deu início à entrega de equipamentos agrícolas por meio do programa "Amapá mais Produtivo", que visa fortalecer a agricultura familiar no estado. A ação inicial beneficiou 45 famílias produtoras, atuantes em arranjos voltados ao manejo de açaizais nativos e hortaliças orgânicas convencionais, no município de Macapá. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) coordena as atividades.
Foto: Arquivo/SDR
Foto: Arquivo/SDR

“Estamos colocando em prática todo o planejamento atual da gestão do Governo do Amapá, voltado para atender as famílias da agricultura familiar. Nestas entregas repassamos aos produtores equipamentos e insumos para que eles possam realizar uma produção melhor e até mesmo escoar os produtos, por meios próprios, pois, também entregamos motores rabetas e canoas”, ressaltou o secretário da SDR, Rafael Martins.

No setor de manejo de açaizais, 25 famílias da comunidade de Igarapé Amazonas foram beneficiadas com motores rabetas, canoas, batedeiras de açaí e equipamentos para limpeza dos açaizais. Além disso, cada produtor recebeu um kit de energia fotovoltaica, possibilitando a conservação e o escoamento do açaí. A expectativa é atender 250 famílias em todo o estado.

Foto: Arquivo/SDR
Foto: Arquivo/SDR

“Com todo esse apoio poderemos buscar uma produtividade maior em nossas e também teremos a chance de criar um estoque do nosso produto, pois, o arranjo tem um kit de energia solar e desta forma será possível conservar o açaí e em seguida escoar sem receio de perder a produção”, destacou o presidente da Associação Agroextrativista do Igarapé Amazonas, José Saraiva.

Na Linha F, 20 famílias que trabalham com hortaliças orgânicas convencionais receberam insumos, sementes e mini tratores manuais para o preparo do solo. Ao longo do programa, 100 famílias serão beneficiadas n o estado.

Amapá mais Produtivo

O programa está investindo mais de R$ 32 milhões na agricultura familiar do estado e ofertando uma qualificação tecnológica para pequenos produtores, que pertencem às associações e cooperativas nos 16 municípios, com objetivo de aumentar a eficiência das plantações com baixo impacto ambiental. Além disso, mulheres e jovens terão eixos específicos para produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.