GTA divulga balanço com mais de 30 atendimentos de resgate em 2025

O Governo do Estado divulgou o balanço das ações realizadas pelo Grupo Tático Aéreo (GTA) nos primeiros cinco meses de 2025. O levantamento aponta a execução de 31 operações de salvamento e resgate entre janeiro e esta quinta-feira, 29. A maior parte dos atendimentos ocorreu em comunidades de difícil acesso nos estados do Amapá e Pará.
Foto: Divulgação/Sejusp
Foto: Divulgação/Sejusp

Integrado ao sistema operacional de ação imediata da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o GTA tem como principal missão realizar operações multimodais, como atendimentos de resgate e ações de ajuda humanitária.

Confira os atendimentos realizados pelo GTA em 2025:

  • Busca e salvamento de afogados: 3 ocorrências
  • Busca e salvamento em naufrágio: 2
  • Busca e salvamento em meio líquido: 1
  • Busca e salvamento terrestre: 1
  • Transferência de pacientes entre unidades de saúde por condição clínica: 8
  • Transferência de pacientes entre unidades de saúde por condição de trauma: 2
  • Atendimento em local sem assistência médica por condição clínica: 9
  • Atendimento em local sem assistência médica por condição de trauma: 5

Somente na quarta-feira, 28, o GTA realizou duas operações que garantiram a remoção rápida de vítimas em situação de urgência.

Foto: Divulgação/Sejusp
Foto: Divulgação/Sejusp

No início da manhã, um homem de 43 anos sofreu um acidente durante um trabalho de roçagem no distrito de Igarapé do Lago, área quilombola localizada na BR-156, no município de Santana, a cerca de 90 quilômetros de Macapá.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), embarcada no helicóptero Gavião 01, realizou a estabilização do paciente, que foi transferido para atendimento especializado no Hospital de Emergência da capital. O pouso ocorreu no campo do estádio Glicério Marques, nas proximidades da unidade hospitalar.

Ainda no mesmo dia, à tarde, o GTA foi acionado para uma segunda ocorrência na comunidade de Rio Serraria Grande, no município paraense de Afuá. Um adolescente de 13 anos caiu de um açaizeiro e precisou de atendimento urgente.

O pouso foi feito em um campo de futebol da comunidade. Para alcançar a vítima, localizada em uma área isolada, as equipes do Samu e GTA navegaram em uma embarcação tipo rabeta. Após estabilização do paciente, a equipe retornou ao helicóptero para a remoção e transporte até Macapá.

“É essencial o uso da aeronave. O tempo é primordial nesse tipo de ocorrência”, destacou o capitão Bryan Fonseca, subcoordenador do GTA.

Em março deste ano, um resgate chamou a atenção pela complexidade da operação e comoção popular. Quatro homens desaparecidos há dois dias na Reserva Extrativista do Rio Cajari, em Laranjal do Jari, foram encontrados com vida pela equipe do GTA. A missão envolveu técnica de rapel — um dos tripulantes desceu por cordas até o solo para alcançar as vítimas. Após os primeiros atendimentos, os homens foram transportados em segurança e entregues às suas famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.