Integrado ao sistema operacional de ação imediata da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o GTA tem como principal missão realizar operações multimodais, como atendimentos de resgate e ações de ajuda humanitária.
Confira os atendimentos realizados pelo GTA em 2025:
- Busca e salvamento de afogados: 3 ocorrências
- Busca e salvamento em naufrágio: 2
- Busca e salvamento em meio líquido: 1
- Busca e salvamento terrestre: 1
- Transferência de pacientes entre unidades de saúde por condição clínica: 8
- Transferência de pacientes entre unidades de saúde por condição de trauma: 2
- Atendimento em local sem assistência médica por condição clínica: 9
- Atendimento em local sem assistência médica por condição de trauma: 5
Somente na quarta-feira, 28, o GTA realizou duas operações que garantiram a remoção rápida de vítimas em situação de urgência.

No início da manhã, um homem de 43 anos sofreu um acidente durante um trabalho de roçagem no distrito de Igarapé do Lago, área quilombola localizada na BR-156, no município de Santana, a cerca de 90 quilômetros de Macapá.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), embarcada no helicóptero Gavião 01, realizou a estabilização do paciente, que foi transferido para atendimento especializado no Hospital de Emergência da capital. O pouso ocorreu no campo do estádio Glicério Marques, nas proximidades da unidade hospitalar.
Ainda no mesmo dia, à tarde, o GTA foi acionado para uma segunda ocorrência na comunidade de Rio Serraria Grande, no município paraense de Afuá. Um adolescente de 13 anos caiu de um açaizeiro e precisou de atendimento urgente.
O pouso foi feito em um campo de futebol da comunidade. Para alcançar a vítima, localizada em uma área isolada, as equipes do Samu e GTA navegaram em uma embarcação tipo rabeta. Após estabilização do paciente, a equipe retornou ao helicóptero para a remoção e transporte até Macapá.
“É essencial o uso da aeronave. O tempo é primordial nesse tipo de ocorrência”, destacou o capitão Bryan Fonseca, subcoordenador do GTA.
Em março deste ano, um resgate chamou a atenção pela complexidade da operação e comoção popular. Quatro homens desaparecidos há dois dias na Reserva Extrativista do Rio Cajari, em Laranjal do Jari, foram encontrados com vida pela equipe do GTA. A missão envolveu técnica de rapel — um dos tripulantes desceu por cordas até o solo para alcançar as vítimas. Após os primeiros atendimentos, os homens foram transportados em segurança e entregues às suas famílias.