23 de julho de 2024

Hoje vamos falar de escrita acadêmica. Você conhece esse gênero textual?

EDacademia com Darllen Rocha.
EDacademia com Darllen Rocha | Hoje vamos falar de escrita acadêmica. Você conhece esse gênero textual?
EDacademia com Darllen Rocha | Hoje vamos falar de escrita acadêmica. Você conhece esse gênero textual?

Eu tenho certeza que você já se viu diante de uma página em branco no seu word e ficou pensando no que iria escrever e pior: como escrever seu texto científico. Obviamente, você passou pelas famosas aulas de redação, nas quais o professor, inclusive, apresentava modelos prontos, com expressões para ajudar na coesão dos textos, e até mesmo o número de linhas que você tinha que deixar reservadas para introdução, desenvolvimento e conclusão. Esses tempos, meus queridos acadêmicos, não voltam mais…

Agora você está na sua Graduação ou Pós-Graduação e não tem estas “fórmulas.” Infelizmente, na Educação Básica há pouca ou nenhuma preparação para este gênero textual. Então hoje eu não vou oferecer nenhuma dica mágica, mas vou te apresentar um pouco do que é a escrita acadêmico científica. Vamos lá?

Primeiramente, entenda que esse gênero exige linguagem formal e técnica, buscando objetividade e clareza para expressar ideias. Você deve utilizar vocabulário técnico específico da sua área de estudo, incorporando ao texto citações que reforcem suas afirmações e análises. Não esqueça que se trata de um texto que é produto de uma pesquisa, seja ela bibliográfica, documental ou de campo. Isso quer dizer que não são ponderações infundadas (pelo menos não devem ser).

Dessa forma, é preciso sempre comprovar que se trata de estudo embasado, teórica e cientificamente e por isso, você deve fundar suas afirmações em renomados autores que tratam da temática. Sempre busque a fonte legítima das obras dos estudiosos da área. Se um autor citou um outro, não use Apud (citação de citação)!! Isso empobrece seu texto! Se é um autor clássico, que você e todos os que escrevem sobre a temática em tela, necessariamente terão que citar, vá buscar essa fonte. A internet está aí para termos acesso a infindáveis textos! E então, você deve estar se perguntando:

Como melhorar a minha escrita acadêmica?

Aqui vão algumas sugestões:

  • Organize-se! Crie um cronograma no qual estabeleça o que vai escrever em etapas.
  • Seja objetivo! Não fique divagando, fazendo afirmações sem comprovação ou que sejam fruto do senso comum.
  • Use somente citações necessárias. Não encha seu texto de citações que estão sempre dizendo a mesma coisa. Um ou dois autores para cada linha de pensamento é melhor e deixa o texto mais claro.
  • Apoie suas afirmações em autores de referência.
  • Não generalize! Seja específico, e só afirme com comprovação científica.

Além de todas essas dicas, não esqueça que você deve sempre contar com uma revisão crítica qualificada!

Quer saber mais sobre escrita acadêmica, continue acompanhando essa coluna e me siga no @profa.darllenrocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.