Com projeto arquitetônico moderno, inspirado nas ondas do Rio Amazonas e nas tradicionais canoas da região, o novo teatro tem capacidade para 400 pessoas e conta com palco, arquibancada, mezanino, área PCD, foyer e estacionamento. A estrutura foi pensada para receber espetáculos de teatro, música, dança, literatura e multieventos culturais.
“Legado é algo que a gente deixa para os outros e esse teatro é o maior legado da cultura dos últimos anos”, afirmou o prefeito Dr. Furlan durante a entrega.

A emoção tomou conta do público. A viúva, Sônia Canto, celebrou a homenagem.
“É muita gratidão e muita honra estar aqui neste espaço lindo, acessível e que tem o nome de Fernando Canto, que trabalhou muito para que Macapá tivesse um espaço como este. Agora não é só um monumento, é um legado para futuras gerações. Que o Fernando, com sua obra imensa e múltipla, possa inspirar as pessoas a render todas as homenagens à cultura do nosso município.”
A trajetória de Fernando Canto reforça a relevância do reconhecimento. Autor de 20 livros e referência nos estudos sobre o Marabaixo e a Fortaleza de São José de Macapá, destacou-se como escritor, compositor e dramaturgo, deixando um legado que permanece vivo e agora inspira a nova geração de fazedores de cultura.

A inauguração do Teatro Municipal Fernando Canto foi marcada pela apresentação internacional do tenor lírico Thiago Arancam, que se apresentou pela primeira vez em Macapá. O espetáculo reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e artistas locais.
“Para mim é uma honra estrear este palco. Fiz a inauguração cantando com o público, que esteve animado do início ao fim da apresentação. Desejo muito sucesso a todos os artistas locais que passarão por aqui”, disse o tenor.