23 de julho de 2024

Mestrado em Direito/UNIFAP – Seja aluno da 1ª Turma

EDacademia por Darllen Rocha
Imagem: Site Oficial UNIFAP
Imagem: Site Oficial UNIFAP

Você viu que a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) (@unifapoficial) abriu o primeiro edital para o Curso de Mestrado em Direito? Pois bem, hoje venho te dizer que uma vaga pode ser sua!!

Aí você pode me perguntar: mas o que preciso fazer para garantir essa vaga?

Aqui vão algumas dicas! Primeiro, leia minuciosamente o edital clicando aqui. Em seguida, você deve pensar no tema para seu pré-projeto, pois a inscrição requer a apresentação de um pré-projeto e pensar o tema é um grande desafio. A dica é: pense com seu coração e sua mente. O coração vai lhe enviar àquilo que lhe interessa em sua área, porém sua mente vai fazê-lo analisar quais as linhas de pesquisa do programa você pode se encaixar.

Feito isso, você vai analisar o que pesquisam os professores da linha escolhida por você, para então verificar com qual ou quais você se identifica. A seguir, entre no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e busque os trabalhos já existentes nesta temática.

Por fim, e sabendo de forma geral o que já foi publicado sobre o tema, faça uma PERGUNTA para ele, uma que possa preencher uma lacuna que você verificou existir quando fez a busca no BDTD. Essa pergunta é o seu PROBLEMA.

Agora com seu tema (que não é título!!) e com seu problema, você já pode pensar nos demais elementos para compor seu pré-projeto: objetivos (geral e específicos), referencial teórico, metodologia e cronograma.

A dica final é: leia sobre os textos para o referencial teórico, especialmente aquele que compõe as indicações dos professores que podem se interessar pelo seu trabalho, bem como as referências para a prova escrita. É importante que você faça uso de referências contidas no edital!!

Gostou das dicas? Continue me acompanhando aqui no EDnews – Portal de Notícias e também no meu insta: @profa.darllenrocha.

Saudações acadêmicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.