MP-AP cobra ações para conter uso irregular de moto aquática no rio Pedreira

Moradores da comunidade do Lontra, no distrito da Pedreira, em Macapá, voltaram a denunciar ao Ministério Público do Amapá (MP-AP) o uso abusivo de motos aquáticas no rio Pedreira. Em reunião nesta segunda-feira (12), o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Marcelo Moreira, ouviu os relatos do presidente da associação local, Robson Félix, e do secretário José Lopes.
Foto: Ascom/MP-AP
Foto: Ascom/MP-AP

Segundo os representantes, os condutores das motos aquáticas têm causado acidentes com ribeirinhos, danos ambientais e perturbação do sossego, especialmente no entardecer e durante a noite, inclusive em dias de semana. Os abusos incluem manobras perigosas que provocam afundamento de embarcações, destruição de trapiches e açaizeiros, além de episódios de agressões verbais e intimidações — muitos se identificam como policiais ou traficantes.

Os moradores também denunciaram que os condutores invadem pequenos igarapés, como o que dá acesso à comunidade de Ipixuna Miranda, local de coleta de açaí.

Diante da gravidade das denúncias, o MP-AP solicitou à Marinha do Brasil reforço na fiscalização, especialmente à noite e nos fins de semana. À Delegacia de Meio Ambiente, requisitou a instauração de inquérito para apurar crimes ambientais e poluição sonora. Já à Polícia Militar, foi pedida atuação para garantir a ordem e evitar novos prejuízos à comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.